Enem 2012: Novas Regras para Redação

O Enem 2012, que será realizado no mês de novembro, terá novas regras para corrigir a redação. De acordo com o Ministério da Educação,…

Por Isabella Moretti em 31/07/2012

Enem 2012 terá mudanças na forma de corrigir a redação. (Foto:Divulgação)

O Enem 2012, que será realizado no mês de novembro, terá novas regras para corrigir a redação. De acordo com o Ministério da Educação, esta medida dará mais equilíbrio na correção das provas, que a cada ano se tornam alvo de constantes ações na justiça. Os novos critérios foram divulgados na última segunda-feira (30) por Luiz Claudio Costa, presidente do Inep.

O edital com modificações para o Exame Nacional do Ensino Médio é um documento que pretende orientar os 5,7 milhões de estudantes que se inscreveram para as provas. Com 50 páginas, o manual expõe com detalhes as novas regras de correção para que o candidato fique ciente das mudanças.

Leia mais: Enem 2012, Inscrições, Datas, Provas

O manual de redação do Enem 2012 foi criado para que esta edição da prova não repita os mesmos erros de 2010 e 2011. No ano passado, 120 estudantes entraram na justiça para contestar os resultados do exame, sendo que em 79 casos foi necessário realizar uma nova correção da prova de redação.

Em alguns aspectos a Redação do Enem não mudou, afinal, continua avaliando diferentes competências do aluno para discorrer um texto. A forma de calcular a nota também não foi alterada, cada uma das 5 habilidades avaliadas continuam valendo 200 pontos.

O Guia com as novas regras para a redação do Enem

As novas regras pretendem deixar a correção do Enem mais equilibrada. (Foto:Divulgação)

O manual do Enem 2012 apresenta de forma bem explicada as competências avaliadas para determinar a nota da redação. O conteúdo também mostra os critérios dos avaliadores para pontuar de zero a 200, considerando o domínio que o estudante tem sobre uma determinada habilidade. Através do guia, os estudantes também entram em contato com os melhores textos produzidos no Enem, ou seja, que conquistaram nota 1000.

De acordo com o Inep, as competências avaliadas na redação do Enem são:

1. Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita

2. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista

4. Demonstrar conhecimento dos mecanismos lingüísticos necessários para a construção da argumentação.

5. Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

O que mudou na redação do Enem?

O estudante terá direito a uma nova correção quando a diferença entre as notas das competências for de pelo menos 200 pontos. (Foto:Divulgação)

De acordo com o manual, quando a diferença das duas primeiras notas da redação for de 200 pontos, o texto será corrigido por um terceiro professor. Nas regras antigas, uma nova correção só aconteceria com diferença de 300 pontos.

A nota determinada pelo terceiro professor não vai anular as anteriores, mas sim compor a média final. Em casos de divergências a respeito da correção do texto dissertativo-argumentativo, uma banca composta por três professores dará o veredito final.

O novo guia do Enem 2012 já está disponível na internet e também terá exemplares distribuídos entre os estudantes brasileiros a partir de setembro.

Para ver o Guia do Participante Enem 2012, clique aqui.

Se prepare para as provas fazendo cursos gratuitos EAD para Enem 2012.

Top