Andre 03/12/2012 Notícias

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) oferece uma ótima oportunidade para as pessoas que não puderam complementar os estudos de forma regular, mas que desejam recuperar o tempo perdido e aproveitar todas as oportunidades no mercado de trabalho.

O Encceja é o exame de certificação do ensino fundamental, voltado às pessoas que não puderam concluir os estudos na idade apropriada (Foto: Divulgação)

Realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), o Encceja é aplicado anualmente e funciona como uma espécie de provão para quem deseja concluir o ensino fundamental. Os candidatos se inscrevem, fazem uma prova e, obtendo a pontuação mínima exigida, recebem o certificado de conclusão do 1º grau.

Até o ano de 2008, o exame também valia para as pessoas que estavam em busca do diploma do ensino médio, mas desde 2009, tal certificado é obtido através da participação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Apenas os brasileiros que residem no exterior ainda podem tentar tirar o certificado de conclusão do ensino médio por meio do Encceja.

Saiba mais: Inscrições EJA 2012, cursos EJA

Quem pode fazer o Encceja

Para fazer o exame é preciso ter pelo menos 15 anos de idade (Foto: Divulgação)

Podem fazer o Encceja as pessoas interessadas em obter o diploma do ensino fundamental, desde que tenham, no mínimo, 15 anos de idade completos, na data de realização das provas, mesmo requisito válido para os brasileiros que residem no exterior e querem obter o mesmo certificado.

Já para os brasileiros que moram atualmente no exterior e que ainda não concluíram o ensino médio, mas que desejam tirar o certificado de conclusão do 2º grau, é preciso ter pelo menos 18 anos de idade na data do exame.

Precisando melhorar: Brasil está em penúltimo lugar em ranking de educação

Inscrições Encceja 2013

No site do Encceja você tem acesso ao material didático para se preparar para o exame (Foto: Divulgação)

As inscrições para o Encceja 2013 ainda não têm uma data definida pelo Inep para serem realizadas. Mas se você está interessado em participar do exame, não deixe de ficar atento ao site www.encceja.inep.gov.br, que é o site oficial do Encceja e onde geralmente as inscrições são recebidas. Vale lembrar que as inscrições Encceja 2013 são gratuitas.

Na mesma página você tem acesso a todas as informações sobre o exame, assim como pode fazer o download gratuito dos materiais de estudo, para se preparar bem para encarar as provas. Outras informações também podem ser obtidas através do telefone 0800-61-6161, na Central de Atendimento do Ministério da Educação.

Outros artigos

Maleta para Maquiagem, Modelos, Preços

26/03/2011

Maleta para Maquiagem, Modelos, Preços

Um conjunto de maquiagens para uma mulher é como se fosse uma jóia rara que deve ficar guardada em uma linda caixa. Não é exagero. Quando se tem uma gama de blus...

Febre infantil: como tratar?

23/02/2012

Febre infantil: como tratar?

[caption id="attachment_397273" align="aligncenter" width="526" caption="A febre pode ter diversos significados dependendo de cada caso"][/caption] Definição A f...

Shop das Grifes

20/01/2011

Shop das Grifes

Shop das Grifes As pessoas gostam de comprar objetos de grifes, pois usar esse tipo de objeto para muitos pode ser sinônimo de poder e para outros apenas o desejo...