Enade 2013: datas, regras

PUBLICIDADE

O Ministério da Educação publicou no dia 28 de março, no Diário Oficial da União, uma portaria com as regras do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), marcado para o dia 24 de novembro. O Enade tem o objetivo de medir o rendimento de estudantes dos cursos de graduação com relação aos conteúdos programáticos, às suas habilidades e competências.

Saiba mais sobre: Enade 2012: como justificar ausência

 

PUBLICIDADE
O Enade vai avaliar a educação superior no país (Foto: Divulgação)

O Enade é utilizado para compor o CPC (Conceito Preliminar de Curso), que avalia a qualidade dos cursos de graduação ou técnicos em uma escala de 1 a 5. Os resultados de 1 e 2 querem dizer que o curso superior ou de especialização tiveram resultados insatisfatório, já o 3, razoável e o 4 e o 5, bons. O teste é realizado a cada três anos.

Avaliação de cursos do Enade

Em 2013, serão avaliados os cursos de bacharelado em biomedicina, agronomia, educação física, farmácia, enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, odontologia, nutrição, serviço social e zootecnia. Também serão testados os cursos técnicos de gestão hospitalar, agronegócio, gestão ambiental e radiologia.

Leia mais sobre: Cursos que vão participar do Enade 2012

 

As inscrições do Enade 2013 deverão ser feitas pela instituição de ensino superior (Foto: Divulgação)

Quem deve fazer o Enade 2013?

Devem fazer as provas do Enade, os alunos que ingressaram no curso em 2013 e que tenham finalizado até 25% da carga horária mínima do currículo do curso até a finalização do período. Também fazem o teste estudantes que tenham expectativa de conclusão do curso até julho de 2014, do mesmo jeito que aqueles que tiverem finalizado mais de 80% da carga horária mínima do currículo da qualificação.

Para os cursos superiores de tecnologia, participam do Enade as pessoas que devem concluir em dezembro de 2013, assim como os que tiverem finalizado mais de 75% da carga horária mínima do currículo. Não precisam fazer o exame os estudantes que se formarem até o dia 31 de agosto de 2013 e os alunos que estiverem matriculados oficialmente e cursando atividades curriculares fora do país na data de realização da avaliação, em instituição que são conveniadas com a instituição de origem desse aluno. A dispensa constará no histórico escolar do estudante.

PUBLICIDADE

Inscrições do Enade

As inscrições do Enade 2013 são de responsabilidades das instituições de ensino, que devem ser feitas no período entre 9 de julho a 16 de agosto pelo endereço eletrônico: http://enade.inep.gov.br. Cabe também às instituições a divulgação da lista de alunos habilitados. Do dia 20 ao dia 30 de agosto, as instituições deverão fazer inclusões ou retificações, no mesmo site.

Locais de prova do Enade

Os estudantes vão fazer a avaliação na cidade sede do curso, com exceção daquelas pessoas que cursam a modalidade de educação à distância. Nesses casos os estudantes farão a prova no município em que a instituição tenha um polo de apoio presencial. As regras e diretrizes do Enade 2013 serão divulgadas até o dia 31 de maio.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.