Empréstimo consignado: cuidados

Se não for bem planejado, o empréstimo bancário pode trazer sérios problemas para o seu orçamento. Por causa dos juros elevados, muitos consumidores que…

Se não for bem planejado, o empréstimo bancário pode trazer sérios problemas para o seu orçamento. Por causa dos juros elevados, muitos consumidores que recorrem a esse tipo de solução acabam entrando num superendividamento, complicando ainda mais sua situação.

O que é empréstimo consignado

Em geral, o empréstimo consignado é destinado a aposentados, pensionistas e funcionários públicos. (Foto: Divulgação).

Apesar do risco, o número de pessoas que procuram esta alternativa para quitar as dívidas ou comprar algum bem não para de aumentar. Principalmente após a criação do empréstimo consignado, destinado principalmente a aposentados, pensionistas e funcionários públicos e que desconta o valor das parcelas diretamente do benefício previdenciário ou da folha de pagamento.

Veja também: Pegar empréstimo – cuidados básicos.

Para os bancos e instituições financeiras esta modalidade de empréstimo é bastante vantajosa, já que reduz praticamente a zero o risco de inadimplência. Não é à toa que ele virou febre em todo o país e hoje é oferecido pela maioria das empresas que atuam no setor.

Entretanto, para quem contrata esse tipo de serviço, os cuidados precisam ser redobrados. Por causa da aparente comodidade que o empréstimo consignado oferece, alguns trabalhadores se iludem, acreditando que ele pode ser a solução para os seus problemas. De fato, se feito com cautela e planejamento, ele é capaz de ajudá-lo a sair do vermelho. Caso contrário, ele pode complicar ainda mais sua situação financeira.

Cuidados ao fazer empréstimo consignado

O ideal é recorrer ao empréstimo consignado apenas em casos emergenciais. (Foto: Divulgação).

Para não ter problemas ao fazer um empréstimo consignado, você deve seguir algumas orientações. Em primeiro lugar, fique sabendo que ele é indicado apenas para casos emergenciais. Por isso, só o solicite se não tiver outra alternativa ao seu alcance.

Leia Também:  Empréstimo para Aposentado

Além disso, faça o empréstimo para saldar todas as suas dívidas. Alguns pedem o dinheiro e utilizam este recurso para outras finalidades, como compra de bens e viagens, e não pagam suas contas. Consequentemente, essas pessoas acabam contraindo uma dívida ainda maior.

Confira dicas para refinanciar um veículo.

Se não for bem planejado, o empréstimo pode complicar ainda mais sua situação financeira. (Foto: Divulgação).

Outras dicas que você deve colocar em prática ao solicitar um empréstimo consignado são:
• Evite comprometer todo o salário com as mensalidades do empréstimo. De acordo com os especialistas, elas não devem “comer” mais do que 30% de sua renda;

• Não faça empréstimo para pagar o financiamento de casas ou imóveis, a não ser que seja para quitá-lo em sua totalidade;

• Fique de olho no prazo para o pagamento do empréstimo. Algumas empresas encurtam o valor das mensalidades, mas esticam o número das parcelas. Se não equacionar bem esses dois fatores você pode contrair uma dívida praticamente sem fim.

Top