Empresas usam simuladores para treinar mão-de-obra

Com o crescente mercado de trabalho no Brasil junto com a falta de qualificação, as empresas buscam intensificar mais investimentos com o intuito de…

Com o crescente mercado de trabalho no Brasil junto com a falta de qualificação, as empresas buscam intensificar mais investimentos com o intuito de preparar melhor seus próprios funcionários.

Já outras empresas, vendo este conflito (oferta de vagas x pessoas mal qualificadas) acabam disponibilizando formações e especializações específicas para algumas funções. Uma das formas deste serviço é a utilização de simuladores para treinar pessoal quanto ao uso de máquinas e equipamentos. Esse tipo de técnica já era utilizado em escolas de alguns tipos de profissões que utilizam os simuladores para o aprendizado dos alunos.

Podemos encontrar simuladores em cursos para pilotos de aviões, o uso de grandes equipamentos ou máquinas como tratores e retro escavadeiras já são comumente utilizadas pelos simuladores para o aprendizado. Não resta a menor dúvida que isto reduz significativamente os riscos de acidentes e os próprios custos das escolas que oferecem os cursos.

Empresas como o SENAI, por exemplo, utilizam simuladores para facilitar o aprendizado dos alunos em diversos cursos. Várias Unidades desta instituição enxergaram que este instrumento representa a possibilidade de um aprendizado mais específico por fazer um elo entre a prática e disponibilidade de um equipamento específico.

Um dos cursos onde o simulador é utilizado com maior frequência é o de eletricista. O equipamento imita o processo real e ainda possibilita mostrar aos próprios alunos os riscos que a profissão possui sem o problema de dano algum. Além disso, o aprendizado é o mesmo que o treinamento realizado na atividade real.

No SENAI do RJ, também é possível participar de várias aulas do curso de soldador através de simuladores. No entanto, saiba que a operação dos equipamentos no curso de soldador não elimina a necessidade da prática no curso visto que os instrumentos utilizados servem apenas para auxiliar o aprendiz no desenvolvimento das aulas.

Leia Também:  Como Escolher um Celular

Já conhece o tipo de tecnologia utilizada para a fabricação dos simuladores? Ela é bastante semelhante com a que é usada nos games de última geração. O grande diferencial é pelo fato de que os simuladores recriam (com exatidão) os equipamentos, ambientes e funções das máquinas cuja tecnologia é produzida aqui mesmo no Brasil.

Uma das principais empresas que atua no ramo de fabricação dos simuladores é a Oniria – Softwares de Londrina-PR. Ela passou a ser destaque no mercado de simuladores por conta da alta qualidade de seus equipamentos e por possuir simuladores de cortador de cana-de-açúcar, guindaste de plataforma de petróleo, dentre outros instrumentos.

Como é percebível, este é, sem dúvida, mais um grande avanço tecnológico para auxiliar o trabalhador nas suas especificações técnicas. O mercado de trabalho tem forte tendência de crescimento e requer profissionais cada vez mais qualificados e preparados para avançar junto com os progressos do nosso país.

Top