Empresas que foram espionadas pelos EUA

Élida Santos 10/09/2013 Notícias

Os dados sobre empresas espionadas pela NSA (Agência de Segurança Nacional- tradução) foram vazados por Edward Snowden, analista de inteligência contratado pela agência, que divulgou esses e outros milhares de registros em junho desse ano de espionagens feitas pelo governo dos Estados Unidos. O jornalista Glenn Greenwald foi quem teve acesso a documentação e fez a publicação de parte das informações.

A Petrobrás está entre as empresas espionadas (Foto: Divulgação)

Petrobras está entre empresas investigadas pela NSA

Recentemente, documentos revelados por Edward Snowden apontaram uma investigação classificada como “ultrassecreta” que tinha como alvo, entre outras empresas, a Petrobras. A petrolífera brasileira não quis comentar o caso.

A NSA nega espionagem para roubar segredos de empresas estrangeiras, mas os documentos apontam que houve uma invasão nos computadores da Petrobras em 2012 para treinamento de novos espiões.

Google investigado pela NSA

Recentemente o Google foi colocado na posição de aliado da NSA, pois contas de e-mail de seu provedor estariam com acesso liberado para espionagem da agência, segundo informações divulgadas em documentos vazados.

Porém, esses novos documentos que apontam a Petrobras como alvo de espionagem mostra também que o Google teve sua privacidade violada pela NSA. A infraestrutura do Google, o provedor de e-mails e serviços de internet da organização, foram os alvos dos espiões da agência.

O Google também está entre as vítimas da NSA (Foto: Divulgação)

Ministério das Relações Exteriores da França e da Swift também foram investigados pela NSA

As redes privadas do Ministério das Relações Exteriores da França e da Swift (Sociedade para Telecomunicações Financeiras Interbancárias Globais, na tradução do inglês), cooperativa que abriga mais de 10 mil bancos de 220 nações, também aparecem na listagem de companhias e instituições investigadas pela NSA. Qualquer remessa de recursos que ultrapassa fronteiras nacionais necessita ser analisada pela Swift.

Não é possível divulgar mais nomes de empresas que foram investigadas na mesma ação que a Petrobras e o Google, pois os dados foram apagados do relatório, para não acabar afetando operações ligadas ao terrorismo. Para cada empresa que foi alvo da NSA houve invasão de IPs que deveriam ser imunes a esse tipo de ataque.

Outros artigos

Lareiras Ecológicas, Preço

08/08/2011

Lareiras Ecológicas, Preço

Nos dias de hoje é muito comum que as pessoas procurem cada vez mais por produtos ecologicamente corretos. A situação do meio ambiente tem se tornando um dos mai...

Programa de trainee Profarma 2013

03/02/2013

Programa de trainee Profarma 2013

A Profarma, uma das maiores distribuidoras de produtos farmacêuticos de todo o Brasil, está com inscrições abertas para o programa de trainee 2013, direcionado a jov...

Como Tirar CPF para Menor de Idade

24/01/2020

Como Tirar CPF para Menor de Idade

O CPF é um documento muito importante e que todos nós devemos ter, assim como o RG. Mesmo que não tenhamos mais o documento em si, é preciso que saibamos o seu númer...