Empresas na Web: Como usar as Redes Sociais no Negócio

A discussão de anos atrás era a de que o computador afastaria as pessoas, pois elas prefeririam ter contatos virtuais a pessoais. Porém, tudo…

A discussão de anos atrás era a de que o computador afastaria as pessoas, pois elas prefeririam ter contatos virtuais a pessoais. Porém, tudo isso não passou de boatos que não se tornaram realidade e as redes sociais estão aí para provar que, ao invés de afastar as pessoas umas das outras, as uniram. Através dessas redes, é possível reencontrar alguém que esteve em nossas vidas há muito tempo ou que está muito longe, até em outros países.

Muitos casais também se conheceram nesse tipo de site, pois por eles, é possível conhecer os gostos e as preferências de todos. Assim, fica mais fácil encontrar o par perfeito. Além do mais, esse tipo de página virtual servem para a divulgação de boas e más novidades, o que não podia ser feito antigamente, quando só tínhamos o telefone e as cartas.

Pela rapidez da informação, muitas empresas optaram por usar as redes sociais em seus negócios. Porém, é necessário saber usá-las de modo eficiente, caso contrário, o efeito pode ser o oposto do desejado.

Para começar, essa páginas devem ser usadas como um meio de interação entre a empresa e os seus clientes. Portanto, se os consumidores enviarem alguma sugestão, crítica ou pergunta, ela deve ser respondida imediatamente, a fim de que as pessoas sintam essa proximidade com a empresa. Para tanto, é preciso que a empresa tenha uma pessoa contratada exclusivamente para essa função.

Não adianta nada a empresa estar presente em todas as redes sociais e, quando os consumidores precisarem saber algo importante, não obterem as respostas necessárias. Por isso, o trabalho deve ser feito seriamente.

Atualmente, as redes sociais mais acessadas pelos brasileiros são o Twitter e o Facebook. Então, é necessário fazer um perfil para a sua empresa pelo menos nessas duas redes. Se o seu produto for voltado para crianças e adolescente, é possível que muitos deles ainda prefiram o Orkut, desse modo, abra uma conta nessa rede.

Leia Também:  O que é FOMO: sintomas

No Twitter, as informações são muito rápidas. Assim, é preciso que sejam feitas divulgações da empresa a todo o momento para que os seguidores acompanhem com proximidade o que acontece com ela. Muitas empresas usam o Twitter para divulgar promoções e concursos através dessa ferramenta. Outros serviços que podem ser disponibilizados pelo Twitter são o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor), o canal de feedback dos clientes, a divulgação das notícias, fotos e eventos e a divulgação de vagas de emprego.

No Facebook ou no Orkut, você pode montar uma página exclusiva para os fãs da sua empresa. Então, promova promoções e concursos culturais somente para eles. além do mais, podem ser criados fóruns de discussão entre os consumidores e a administração da empresa, para que haja um contato direto entre ambos.

As empresas na web só tendem a crescer porque as redes sociais promovem uma grande proximidade entre a empresa e os clientes. Desse modo, eles se sentem parte do negócio, podendo participar em tempo real das decisões dos donos dele. Assim, os seus produtos parecem ser feitos personalizadamente para cada cliente, agradando a todos com satisfação.

Top