Empresa brasileira lança tecnologia de controle por gestos

Foto: Laura Brentano/G1 Parece coisa de cinema, mas a tecnologia necessária para comandar ações para qualquer parte da sua casa através de gestos do…

Foto: Laura Brentano/G1

Parece coisa de cinema, mas a tecnologia necessária para comandar ações para qualquer parte da sua casa através de gestos do usuário já existe e é brasileira. A empresa At Home de automação residencial da Telefônica patenteou o recurso e pretende lançar comercialmente a solução no primeiro trimestre de 2012.

Gabriel Carvalho Domingos, chefe de negócios da At Home, explica que o cliente já precisa possuir uma central de automação instalada em sua casa para então optar pela interface gestual. Ela consiste em um conjunto de câmeras e sensores infravermelhos. Ao executar um determinado gesto no campo de ação do aparelho, o usuário poderá desde abrir as cortinas como até realizar ações complexas como iniciar um filme, reduzir as luzes e ligar o ar condicionado de uma única vez.

A solução criada pela empresa da Telefônica permite que o usuário configure os seus próprios gestos. Dessa forma, o software se adapta ao gosto do cliente, e não o contrário. Com apenas duas câmeras, o usuário já consegue interagir de maneira eficiente em um cômodo da casa. Porém, também é possível estender o recurso para todos os cômodos instalando um conjunto de 20 ou 30 câmeras.

A interface de controle gestual da At Home anda não possui um nome particular ou preço estimado para seu lançamento. No entanto, a previsão é que ela chegue ao mercado ainda no primeiro trimestre de 2012.

Top