Empregos para Maiores de 50 Anos

PUBLICIDADE

Muitas pessoas com idades de 50 anos ou mais já ouviram ou ouve em muitos lugares frases como estas: Emprego aos 50? Hum… muito difícil! Com 50 anos? Só Consultoria! 50 anos? Idade certa para montar negócio próprio! São frases freqüentes que os homens e mulheres de 50 anos escutam quando vão à procura de emprego, mas quem garante que nessa idade eles (as) não estejam no ápice de sua forma e capacidade de contribuição?

Nunca se sabe qual o momento em que aquela vida estável e confortável que você construiu ao longo da sua vida trabalhista pode sofrer uma reviravolta e lhe pegando de surpresa fazendo com que você tenha que enfrentar o mercado de trabalho.

É de se admitir que aos olhos do jovem recém graduado, que muitas vezes ainda é solteiro, que não tem muita experiência de vida e que ainda cumpre os seus primeiros 25 anos, o profissional de 50 anos pareça um velho e algumas empresas menos atualizadas talvez julguem que não vale a pena investir em quem tem o dobro de idade dos recém formados.

PUBLICIDADE

Hoje em dia em condições normais os homens e mulheres podem continuar a oferecer sua contribuição profissional durante muitos anos depois dos 50 anos, trazendo sua competência, experiência e vivência do ambiente empresarial.

Em outros países é comum ver-se pessoas de mais idade trabalhando normalmente nas empresas, contribuindo através da sua capacidade que foi desenvolvida ao longo de muitos anos de trabalho.

Mas felizmente ou infelizmente não sei o Brasil é um País de Jovens sendo essa uma frase que acompanhou muitos de nós adultos ao longo dos últimos anos, contudo os números demográficos atualmente estão projetando uma nova realidade, mostrando que o número de pessoas mais velhas vem aumentando sua participação na população e a expectativa de vida média útil caminha para além dos 65 anos.

Mas uma realidade é certa o mercado de trabalho não deseja investir em profissionais de mais idade que tenham parado seu desenvolvimento no tempo, cujos conhecimentos estejam desatualizados, cuja experiência tenha ficado obsoleta e forma física se tenha deixado decair, tenha certeza de que quem não aceite mudanças, quem combata inovações, quem não reconheça mudanças no ambiente físico, cultural e social e não saiba se comunicar ou se relacionar com outras pessoas seja em que idade for não tem lugar no mercado de trabalho.

Uma alternativa para que possa existir mais espaço para os trabalhadores com idade acima dos 50 anos seria que as empresas desenvolvessem programas especiais para os executivos que estão perto de se aposentar tornando seus horários mais flexíveis e dando-lhes novas funções como um cargo na consultoria ou mesmo com a função de treinar os mais jovens, por exemplo. Mesmo que passe a ganhar um pouco menos, a pessoa estará altamente motivada para o trabalho, isso porque perceberá que está sendo aproveitada e que contribui através de seus conhecimentos para o desenvolvimento da empresa.

A maioria dos empregadores infelizmente ainda considera a aposentadoria como uma oportunidade de reduzir custos, isso demonstra pouca visão e pode até mesmo colocar a empresa em risco.

PUBLICIDADE

É importante também que as companhias desenvolvam planos de transição e de transferência de conhecimentos antes que seus executivos saiam do mercado, facilitando as mudanças e garantirá a retenção de todo o capital intelectual possível na empresa.

O apoio das legislações e programas de Governo que promovem a participação dos trabalhadores maiores de 50 anos na força de trabalho também podem ser importantes para alteramos este quadro negativo.

Consulte alguns sites na internet e fique por dentro de onde há possíveis ofertas de empregos para trabalhadores com mais de 50 anos, um site que anda abrindo vagas para essa faixa de idade e o Cat, confira: http://blog.clickgratis.com.br/ivanarifjornalista/260406/CAT+abre+vagas+de+emprego+para+maiores+de+50+anos.html.

Boa sorte!

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.