Empregos para Linguistas

Uma definição simplista do profissional Linguista seria o profissional que é especialista em línguas. O profissional que estuda e se prepara para ser um…

Por Redacao em 09/08/2011


Uma definição simplista do profissional Linguista seria o profissional que é especialista em línguas. O profissional que estuda e se prepara para ser um linguista deverá ser um profissional que deverá ter a capacidade de compreender a forma com que a língua é formada em diversas sociedades. É claro que não é necessário que os linguistas falem todas as línguas de todas as sociedades existentes, mas cabe a este profissional entender como uma língua se forma, estudando todos os aspectos da sociedade que permitem o nascimento daquela forma de comunicação.Este profissional, apesar de ser considerado um estudioso da área de humanas, utiliza diversas técnicas cientificas para descobrir diversos aspectos das línguas de diversas sociedades.

Este profissional, em sua grande maioria, acabam virando professores, ou se dedicando a áreas específicas de pesquisas. Este profissional também pode realizar seu serviço em parceria com profissionais de outros campos e áreas completamente distintos, com suas atividades praticamente sendo complementares aos dos outros profissionais. Por exemplo, um linguista poderá desenvolver um trabalho da área de estatística, para o desenvolvimento de pesquisas, especialmente pelos bons conhecimentos que adquirem em sociologia, antropologia e psicanálise.  Também poderá realizar trabalhos juntamente com profissionais da área da informática, desenvolvendo linguagens artificiais que poderão ser utilizadas e softwares ou dispositivos mecânicos robotizados.

Para este profissional, a grande maioria das vagas estão nesta área mais acadêmica, especialmente na campo do Ensino Superior. Linguistas geralmente requisitados para desenvolverem pesquisas próprias em universidades, a nível de mestrado e doutorado, ou também a fazer parte de equipes interdisciplinares para ajudar em pesquisas de outras áreas. Mas existem também outros campos onde os profissionais poderão desenvolver atividades diretamente relacionadas ao seu campo de trabalho. Por exemplo, estes profissionais poderão trabalhar editoras que preparam material didático para alunos de diversos graus de ensino, o que permite uma colocação no mercado mais bem remunerada. Outro segmento importante para este profissional, que deve ser explorado, são os trabalhos freelancer , que geralmente são oferecidos em boas quantidades por diversos tipos de profissionais.

Um exemplo de trabalho para profissional Linguista na área do ensino é que uma empresa do ramo de educação e idiomas, sediada na cidade de São Paulo, está oferecendo. A vaga de emprego é destinada a profissional formado em Linguística para trabalhar com instrutor de idiomas. O interessado em participar deste processo seletivo e queira disputar a vaga de emprego deve ter experiência anterior na área de ensino e também disponibilidade de horários na parte da manhã. Para mais informações sobre esta vaga, clique aqui.

Top