Empregos na Internet: Como Usar as Redes Sociais para Procurar Vagas

A internet está presente na maioria das atividades hoje em dia, é difícil encontrar algo que não envolva direta ou indiretamente a internet. São…

A internet está presente na maioria das atividades hoje em dia, é difícil encontrar algo que não envolva direta ou indiretamente a internet. São formas de contato com empresas, métodos de trabalho, ou ferramentas online que auxiliam o trabalho, ou seja, a internet está ligada a tudo atualmente, desde o entretenimento, até o trabalho.

As redes sociais são um reflexo da sociedade, do círculo social de amigos e contatos entre as pessoas, é onde as pessoas interagem, se comunicam, e se divertem tudo de uma só vez. As redes sociais têm o poder de unir gerações, pois ter um perfil em uma rede social não limita só aos jovens, como foi no começo, pois as gerações mais velhas também utilizam a ferramenta, com várias intenções, como encontrar amigos, participar de fóruns, discussões, compartilharem conhecimentos, tais como as pessoas mais jovens.

Há quem pense que as redes sociais servem apenas para entretenimento, e apesar de usarem com este intuito, alguns fatores mudaram, pois é possível conseguir emprego pela internet, e utilizando as redes sociais.

As grandes empresas se viram obrigadas a participar deste mundo virtual, pois a visibilidade é muito grande, e perceberam o quanto poderia ser útil ter um perfil nas redes sociais, não só pelo quesito publicidade, mas também para selecionar pessoas com o perfil que desejam através das redes sociais.

E para quem quer usar as redes sociais com está intenção, veja algumas dicas de como usar as redes sociais para conseguir emprego, utilizando as principais redes sociais da internet na atualidade.

Algumas empresas fazem uma pré-seleção de candidatos, e através do buscador Google procura as redes sociais do candidato, e fatores que influenciam de forma negativa são: erros de português, excesso de futilidade, palavrões, fotos indevidas, e entre outros fatores podem contribuir para que o candidato perca a vaga. O ideal é participar de comunidades, fóruns de discussão que envolve a sua área de atuação, conteúdo válido e coerente, e entre outros.

Continuar Lendo  Convocação de professor estadual SP 2012

Redes sociais como Twitter, Facebook , blog, Orkut permitem que os usuários tenham um perfil direcionado para a sua carreira, no qual possam compartilhar e discutir sobre temas importantes para sua área profissional, lembrando que usar o máximo de bom senso é fundamental, não participando de comunidades, fóruns ou discussões que mostre falta de compromisso, displicência em relação a assuntos de trabalho, e etc.

No caso do twitter, dispensar comentários como “não queria ir trabalhar hoje”, ou fazer comentários sobre seu trabalho. Utilize a rede social para seguir pessoas da sua área, e compartilhar seus conhecimentos. Já no facebook montar grupos de discussões do qual seu conhecimento esteja em destaque é uma ótima opção. E no Orkut esqueça aquelas comunidades “eu odeio trabalhar” ou qualquer coisa relacionada a isso, e utilize o blog para mostrar sua opinião, e seus conhecimentos da melhor maneira possível.

É possível conseguir empregos na internet, porém isso depende bastante do tipo de contato que as pessoas possuem, pois as indicações ainda fazem muita diferença, e entre outros quesitos que contam bastante na hora de conseguir uma vaga de emprego, porém quem tem intenção de conseguir um emprego pela internet não pode esquecer que as redes sociais são uma vitrine importante para o mundo profissional, cada dia mais, e um perfil adequado pode fazer toda a diferença na hora de conseguir uma vaga de emprego.

Top