Empadão de carne moída com legumes

Fazer as crianças comerem legumes não é uma tarefa nada fácil. Por isso, os pais precisam usar a imaginação para incluir esses ingredientes saudáveis…

Fazer as crianças comerem legumes não é uma tarefa nada fácil. Por isso, os pais precisam usar a imaginação para incluir esses ingredientes saudáveis em receitas diferentes. É importante que os pequeninos entendam que devem ao menos experimentar os alimentos antes de recusar, mas convencê-los disso é complicado. Quem está lidando contra essa teimosia infantil pode usar como arma um delicioso empadão de carne moída com legumes que vamos ensinar a seguir. E para dar mais ênfase na receita, chame seus filhos para ajudar no preparo. 

Leia mais sobre: Empadão de carne seca

Receitas de empadões ganham ingredientes deliciosos e regionais em todo o Brasil (Foto: Divulgação)

Receita de empadão de carne moída com legumes  

Ingredientes para o recheio 

– 1/4 de xícara de óleo (60 ml)
– 1/2 xícara de cebola picada (75 g)

– 400 g de carne de boi (patinho ou alcatra) moída

– 4 fatias de toucinho defumado(60 g) picadas
– 1/2 colher (chá) de sal

– 2 xícaras de seleta de legumes congelada ou em conserva, escorrida (250 g)

– 1/3 de xícara de queijo parmesão ralado (35 g)

– 1/2 xícara de leite (120 ml)

– 1/3 de xícara de farinha de trigo (40 g)

– 4 ovos bem cozidos

Ingredientes da massa do empadão

– 1 colher (chá) de fermento em pó
– 2 xícaras de farinha de trigo (240 g)

– 1 colher (chá) de sal

– 1 ovo
– 1/3 de xícara de manteiga gelada (65 g)

– 3 colheres (sopa) de água

– 1 ovo ligeiramente batido (para pincelar) 

Saiba mais sobre: Torta de legumes

O empadão de carne moída com legumes é diferenciado (Foto: Divulgação)

Aprenda a preparar o empadão

Modo de fazer o recheio 

Em uma frigideira grande, refogue a cebola no óleo em fogo alto, mexendo de vez em quando para não queimar, até ficar macia (esse processo vai demorar aproximadamente 1 minuto). Adicione a carne na panela e refogue, mexendo até ficar solta. Acrescente o sal, o bacon e os legumes e cozinhe. Adicione a farinha e mexa por aproximadamente 1 minuto. Coloque o parmesão e o leite, misture até formar uma massa homogênea. Deixe esfriar, pique os ovos e reserve. Aqueça o forno a 180°C (médio). O recheio do empadão de carne moída e legumes está pronto.

Leia Também:  Como lidar com a traição

Modo de fazer a massa 

Em uma superfície lisa, adicione a farinha de trigo, o fermento em pó, o sal e a manteiga. Com uma faca, pique bem a manteiga até obter uma farofa granulada. Faça uma depressão no centro e  coloque o ovo e a água. Misture rapidamente com um garfo. Amasse ligeiramente com as mãos até formar uma bola de massa. Com um rolo, abra o item 2/3 da massa e forre uma forma de abrir de 20 cm de diâmetro e 7,5 cm de altura. Recheie com a mistura de legumes e, por cima, espalhe o ovo. Reserve esse pedaço e abra a massa que restou e cubra o recheio. Apare as bordas da massa e feche bem o empadão apertando as bordas com um garfo. Pincele com o ovo batido. Asse no forno preaquecido até dourar bem (cerca de 30 minutos). O empadãode carne moída e legumes deve ser servido quente.

Top