Élida Santos 01/03/2012 Notícias

Invista no e-mail marketing com cautela (Foto: Divulgação)

Em 2011 a Associação Brasileira de Marketing Direto (ABEMD) efetuou a Conferência de E-mail Marketing no país. Através de casos bem sucedidos, os palestrantes buscaram provar para as pessoas presentes que o e-mail é ainda um canal de comunicação muito eficaz, desde que haja planejamento na execução.

Um dos pontos destacados foi o uso das palavras-chave e da segmentação dos destinatários. Veja abaixo algumas dicas que podem ajudar as empresas a utilizarem o e-mail marketing na direção dos resultados positivos:

Criei um mailing antes de enviar e-mails (Foto: Divulgação)

1 – Mailing

Antes mesmo de disparar e-mail com publicidade é preciso ter uma listagem de contatos interessante para o seu negócio. O mailing pode ser comprado de organizações especializadas, porém, o ideal é que você também reúna esses contatos. Para isso, crie um site para o seu produto ou companhia e incentive as pessoas a acessá-lo, efetuando um breve cadastro onde forneçam o e-mail para contato. O formulário deve ser simples, porque ninguém quer perder tempo preenchendo fichas. Faça promoções usando essa mesma estratégia.

2 – Comunique-se sempre

Não se limite a mandar e-mails oferecendo produtos. Mantenha um contato interpessoal. Mande felicitações no dia do aniversários de seus clientes. Escreva agradecendo as últimas compras e sempre disponibilize um canal de comunicação que vai além do e-mail para que as pessoas sugiram novidades. A linguagem das mensagens deve ser clara e objetiva.

3 – Link com as redes sociais

Orkut, Facebook e Twitter são as principais redes sociais para os brasileiros. A maioria das pessoas que fazem uso da internet diariamente usa esses sites, ao menos um deles, diariamente. Faça com que seu e-mail marketing tenha um link que torne fácil compartilhar as informações nas redes sociais. Assim você amplia o seu público.

Não exagere nos e-mails (Foto: Divulgação)

4 – Acompanhe os resultados

Sempre que fizer uma ação por meio de e-mail veja o resultado, se realmente valeu a pena. Se possível, compre um dispositivo que quantifica as pessoas que receberam o recado com as que efetivamente o viram. Compare a quantidade de vendas realizadas antes do envio do e-mail marketing versos as aquisições feitas antes do envio. Assim você saberá se realmente está tendo resultados.

5 – Não abuse do e-mail marketing

Essa ferramenta é simples e barata, mas não abuse dos envios. Ninguém gosta de receber três e-mails por dia sobre o mesmo assunto. O mesmo vale para publicidade. Respeite o espaço do cliente, dê a oportunidade dele deixar de receber as ofertas de sua empresa diariamente. Ninguém compra de um local invasivo, por isso siga essa última dica sempre.

Outros artigos

Silicone não prejudica amamentação

19/12/2011

Silicone não prejudica amamentação

[caption id="attachment_355200" align="aligncenter" width="580" caption="Bebê mamando (Foto: Divulgação)"][/caption] Muitas mulheres querem ter os seios bonitos e...