Email marketing: saiba como usar

PUBLICIDADE
Invista no e-mail marketing com cautela (Foto: Divulgação)

Em 2011 a Associação Brasileira de Marketing Direto (ABEMD) efetuou a Conferência de E-mail Marketing no país. Através de casos bem sucedidos, os palestrantes buscaram provar para as pessoas presentes que o e-mail é ainda um canal de comunicação muito eficaz, desde que haja planejamento na execução.

Um dos pontos destacados foi o uso das palavras-chave e da segmentação dos destinatários. Veja abaixo algumas dicas que podem ajudar as empresas a utilizarem o e-mail marketing na direção dos resultados positivos:

Criei um mailing antes de enviar e-mails (Foto: Divulgação)

1 – Mailing

PUBLICIDADE

Antes mesmo de disparar e-mail com publicidade é preciso ter uma listagem de contatos interessante para o seu negócio. O mailing pode ser comprado de organizações especializadas, porém, o ideal é que você também reúna esses contatos. Para isso, crie um site para o seu produto ou companhia e incentive as pessoas a acessá-lo, efetuando um breve cadastro onde forneçam o e-mail para contato. O formulário deve ser simples, porque ninguém quer perder tempo preenchendo fichas. Faça promoções usando essa mesma estratégia.

2 – Comunique-se sempre

Não se limite a mandar e-mails oferecendo produtos. Mantenha um contato interpessoal. Mande felicitações no dia do aniversários de seus clientes. Escreva agradecendo as últimas compras e sempre disponibilize um canal de comunicação que vai além do e-mail para que as pessoas sugiram novidades. A linguagem das mensagens deve ser clara e objetiva.

3 – Link com as redes sociais

Orkut, Facebook e Twitter são as principais redes sociais para os brasileiros. A maioria das pessoas que fazem uso da internet diariamente usa esses sites, ao menos um deles, diariamente. Faça com que seu e-mail marketing tenha um link que torne fácil compartilhar as informações nas redes sociais. Assim você amplia o seu público.

Não exagere nos e-mails (Foto: Divulgação)

4 – Acompanhe os resultados

PUBLICIDADE

Sempre que fizer uma ação por meio de e-mail veja o resultado, se realmente valeu a pena. Se possível, compre um dispositivo que quantifica as pessoas que receberam o recado com as que efetivamente o viram. Compare a quantidade de vendas realizadas antes do envio do e-mail marketing versos as aquisições feitas antes do envio. Assim você saberá se realmente está tendo resultados.

5 – Não abuse do e-mail marketing

Essa ferramenta é simples e barata, mas não abuse dos envios. Ninguém gosta de receber três e-mails por dia sobre o mesmo assunto. O mesmo vale para publicidade. Respeite o espaço do cliente, dê a oportunidade dele deixar de receber as ofertas de sua empresa diariamente. Ninguém compra de um local invasivo, por isso siga essa última dica sempre.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.