Emagrecer: veja alguns mitos sobre dietas

Perder peso, de forma saudável e duradoura, é algo muito difícil e disso todos sabem, especialmente as pessoas que têm tendência à obesidade. É…

Perder peso, de forma saudável e duradoura, é algo muito difícil e disso todos sabem, especialmente as pessoas que têm tendência à obesidade. É preciso mudar a vida, para que se consiga eliminar os quilinhos extra e nunca mais recuperá-los. Porém, muitos têm o hábito de experimentar diferentes tipos de dieta, muitas vezes sem a orientação adequada. Não raro, baseiam-se em conceitos que podem não ser verdadeiros e que podem, inclusive, atrapalhar a perda de peso. Conheça alguns mitos sobre dietas.

Passar fome extrema não é solução para perder peso (Foto: Divulgação)

Passar muitas horas sem comer

A crença de que, para emagrecer, é preciso passar muita fome, ficando sem comer durante muitas horas, está entre as mais antigas, em relação às dietas. Porém, isso não é nada saudável para o corpo e pode surtir o efeito contrário. Quando ficamos em jejum durante muitas horas, nosso organismo entende que é preciso estocar energia. Para isso, ele desacelera o metabolismo e passa a armazenar gordura.

O ideal é alimentar-se a cada 3 ou 4 horas, mantendo o metabolismo mais ativo – o que faz com que o organismo gaste energias, em processos vitais. Mas, atenção! As principais refeições (café da manhã, almoço e jantar) não devem ser banidas e, no intervalo entre elas, aposte em alimentos leves e saudáveis (frutas, por exemplo) e coma tudo com moderação. Não adianta querer manter o metabolismo ativo, comendo o que não deve, em quantidade errada.

Nos intervalos, aposte em lanches leves e saudáveis (Foto: Divulgação)

Comer somente frutas, legumes e verduras

Sabe-se que tais alimentos são saudáveis e menos engordativos do que outros, como as massas, os pães, doces, etc. Porém, não é correto pensar que, para emagrecer mais, é preciso comer apenas frutas, legumes e verduras. São alimentos muito importantes para o nosso organismo, porém precisamos incluir um pouco de cada nutriente, em nossa alimentação. O ideal é sempre equilibrar os grupos de alimentos e nunca abolir definitivamente um específico, a menos que ele seja, realmente, muito prejudicial à saúde.

Continuar Lendo  Estilo de Muricy, de Avenida Brasil: fotos

Outros mitos das dietas

Carboidratos não precisam ser banidos (Foto: Divulgação)

Banir pão francês: não é necessário. Basta não exagerar em seu consumo e, quando não puder substituí-lo pelo pão integral, retire o seu miolo e procure comê-lo com recheios leves.

Salada não engorda: de fato, substituir alguma refeição por apenas salada pode ajudar na perda de peso, mas deve-se ter atenção com os ingredientes usados para temperá-la. Pouquíssimo sal, um fio de azeite, limão, salsa, alecrim, alho, manjericão ou molhos à base de iogurte ou ricota são os ideais.

Banir carboidratos: o corpo precisa de carboidratos, pois eles fornecem a energia necessária ao funcionamento do cérebro e do corpo, em geral. Basta não exagerar nas porções.

Top