terça-feira, 31 de janeiro de 2023 - 31/01/2023 23:22:50
MundodasTribos

A erva-mate consumida com água quente ou gelada pode auxiliar quem está empenhado em perder peso. O chá ajuda a diminuir a absorção de gordura pelo corpo e por consequência auxilia no regime. Se você quer emagrecer com saúde acrescente a erva mate no seu dia a dia e sinta os resultados na balança.

A maior produção de erva-mate concentra-se no sul do País (Foto: divulgação)

O que este artigo aborda:

Benefícios da Erva Mate para a saúde

Pesquisas, como a da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) que analisou o potencial da erva-mate, por três anos, com 250 voluntários com colesterol e diabetes, mostraram que o chá traz muitos benefícios para a saúde. De acordo com este estudo, ao tomar o chá durante dois meses, os voluntários tiveram uma redução do colesterol ruim de 10 a 12%. Ainda segundo a pesquisa da UFSC, a taxa de glicose dos voluntários que tinham diabetes caiu em média 10%, o que significa que as complicações derivadas da doença também tiveram uma diminuição.

A erva-mate também possui atuação antioxidante, ou seja, ajuda a combater os chamados radicais livres, os “vilões” que levam ao envelhecimento precoce.

Produção de Erva Mate

A maior produção de erva-mate é concentrada na região Sul do Brasil, com 200 mil toneladas produzidas anualmente. A erva é colhida quando as folhas estão verdes. No Sul, a bebida é muito apreciada quente, tomada na cuia de chimarrão, já no sudeste do País a maioria dos consumidores prefere o chá mate gelado.

O alerta dos pesquisadores é que algumas pessoas possuem sensibilidade à erva-mate e podem sentir dor de estômago, irritação na boca e insônia, entre outros efeitos colaterais. O chá também não é recomendado para as mulheres grávidas.

O chá mate é perfeito para quem faz dieta (Foto: Divulgação)

Chá Mate no Regime

Para ajudar em seu regime, você pode tomar um litro de chá mate por dia. Despeje um litro de água quente sobre 110 gramas de erva-mate. O chá deve ficar em infusão por cerca de 15 minutos. Depois disso, coe e não ponha açúcar. Esse preparado deve ser consumido em até 24 horas. Divida o chá em três xícaras e tome dez minutos antes, depois ou durante as principais refeições do dia. Você pode também tomar o chá mate que é vendido em saquinhos, o único problema é que ele vem com conservantes químicos e pode ser adoçado.

No sul, a erva-mate é consumida como chimarrão (Foto: divulgação)

Outras formas de consumir a Erva Mate

Para consumir a Erva Mate e obter todos os seus benefícios, além do chá  a erva mate pode ser usada em receitas como biscoitos, pães, entre outros. Porém na região Sul a maneira mais comum de consumir a Erva Mate é no chimarrão, uma bebida quente de sabor amargo que é servida em uma cuia de porongo ou cabaça. Para sorver a bebida é usada uma bomba especial para a bebida. O mais interessante é que a bebida é apreciada tanto no inverno, quanto no verão em roda de amigos ou como companhia para quem está só. Comece hoje mesmo a consumir erva Mate e veja como é possível emagrecer.

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

1

Pode ser do seu interesse

Como fazer limpeza de dente em casa

Como fazer limpeza de dente em casa

Cuidados com o uso de roupas modeladoras

Cuidados com o uso de roupas modeladoras

Receitas de capuccino caseiro

Receitas de capuccino caseiro

Shampoo caseiro de cebola para cabelos, como fazer

Shampoo caseiro de cebola para cabelos, como fazer

Shorts Boyfriend Moda 2011 – Dicas e Fotos

Shorts Boyfriend Moda 2011 – Dicas e Fotos

Clinicas de Cirurgia Plástica Goiânia GO

Clinicas de Cirurgia Plástica Goiânia GO