Em seu retorno ao Brasil, Ronaldinho teve um ano positivo

A temporada de 2011 do futebol brasileiro ficou marcada pelo retorno do craque Ronaldinho Gaúcho ao país. Depois de muito suspense, o R10 acertou…

Por Redacao em 07/12/2011

Ronaldinho marcou 14 gols pelo Flamengo no Brasileirão. (Crédito: Alexandre Loureiro/VIPCOMM)

A temporada de 2011 do futebol brasileiro ficou marcada pelo retorno do craque Ronaldinho Gaúcho ao país. Depois de muito suspense, o R10 acertou sua transferência para o Flamengo, deu uma virada em sua carreira e teve um ano com mais alegrias do que decepções.

Com a camisa do clube carioca, Ronaldinho disputou 52 partidas, anotou 21 gols e deu cinco assistências. O camisa 10 foi uma das principais peças do rubro-negro na conquista do título carioca, conquistado de forma invicta e sem a necessidade da disputa dos jogos finais, já que o Flamengo venceu os dois turnos do torneio.

Porém, a primeira metade do ano registrou a primeira desavença entre R10 e os flamenguistas. Após a eliminação da Copa do Brasil pelo Ceará, os flamenguistas começaram a reclamar que Ronaldinho estava abusando nas noites cariocas. Entretanto, o desentendimento durou pouco tempo e bastou algumas apresentações memoráveis para o craque recuperar o amor dos rubro-negros. O bom futebol lhe rendeu ainda a chance de retornar à Seleção Brasileira, sob o comando de Mano Menezes. Com a camisa 10 do Brasil, Ronaldinho conquistou o título do Superclássico das Américas diante da rival Argentina.

No Campeonato Brasileiro, Ronaldinho oscilou, tendo apresentações do nível daquelas que o consagraram no passado e outras sem tanto glamour. Resultado: o título não veio, mas o meia ajudou o Flamengo a garantir sua classificação para a Libertadores do ano que vem.

Na visão de R10, o balanço dele no ano é bastante positivo. “Estou muito feliz por tudo o que aconteceu comigo nesta temporada. Voltei ao Brasil, cheguei no Flamengo e conseguimos o nosso objetivo, que era a vaga na Libertadores. Conseguimos um título invicto e retornei para a Seleção Brasileira. Acho que, no geral, foi um grande ano para mim e para o Flamengo”, relembrou o craque em entrevista ao site oficial do clube.

Top