Eletrodomésticos que gastam mais energia

O que você costuma levar em conta na hora de comprar eletrodomésticos? Para uma boa parte dos consumidores, o nível de confiança nas marcas…

O que você costuma levar em conta na hora de comprar eletrodomésticos? Para uma boa parte dos consumidores, o nível de confiança nas marcas e os preços são as principais referências para escolher os aparelhos que estarão em suas cozinhas e lavanderias, trazendo maior funcionalidade às tarefas domésticas.

Muitos consumidores se esquecem de conferir o gasto energético dos eletrodomésticos na hora da compra (Foto: Divulgação)

Além desses fatores, algo que também pode contribuir para a sua decisão ao fechar a compra é a quantidade de energia consumida pelos eletrodomésticos, informação que pode ser obtida através dos selos coloridos que já acompanham uma boa parte dos modelos expostos nas lojas.

E para facilitar a vida dos consumidores, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC) fez um levantamento, baseado em dados do Inmetro e da Eletrobras, que mostra os eletrodomésticos que gastam mais energia, cuja lista você confere a seguir.

Confira as dicas: Como economizar energia elétrica

Lista dos eletrodomésticos que gastam mais energia

De acordo com levantamento do IDEC, o cooktop elétrico é o eletrodoméstico que mais gasta energia (Foto: Divulgação)

– Cooktop elétrico (fogão de mesa): 68,55 kWh por mês;

– Geladeira Frost Free (duas portas): 56,88 kWh por mês;

– Lavadora de louças: 30,86 kWh por mês;

– Geladeira de uma porta: 25,2 kWh por mês;

– Forno elétrico: 15 kWh por mês;

As geladeiras frost free de duas portas aparecem em segundo lugar na lista (Foto: Divulgação)

– Forno Micro-ondas: 13,98 kWh por mês;

– Ferro elétrico a vapor: 7,2 kWh por mês;

– Lavadora de roupas com tampa superior (de 10,1 kg a 16 kg): entre 0,15 e 0,47 kWh por ciclo de lavagem;

Leia Também:  Cuidados ao pedir empréstimo

– Lavadora de roupas com tampa frontal (de 7 kg a 14 kg): de 0,13 a 0,38 kWh por ciclo de lavagem;

– Tanquinho (de 5,1 kg a 10 kg): entre 0,02 e 0,15 kWh por ciclo de lavagem.

*Vale lembrar que no estudo do IDEC foram considerados os dados do consumo médio dos produtos usados apenas na cozinha e na lavanderia.

Como identificar os eletrodomésticos que gastam mais energia

Na próxima vez que for comprar um eletrodoméstico, não se esqueça de conferir o selo que indica o nível de consumo de energia (Foto: Divulgação)

Para fugir dos eletrodomésticos que mais gastam energia e escolher uma opção mais econômica, tendo uma boa redução nos valores da sua conta de luz, o ideal é prestar bastante atenção aos selos do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), cuja presença é obrigatória em refrigeradores, fogões e fornos a gás, lavadoras de roupa e fornos micro-ondas.

Gastam menos combustíveis: Os carros mais econômicos segundo o Inmetro

O eletrodoméstico pode conter etiquetas com letras de “A” a “E”, sendo que os aparelhos que recebem o selo “A” são aqueles que consomem menos energia, ganhando também o selo Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica), enquanto os modelos que recebem a etiqueta “E” são os que mais gastam energia.

Portanto, não se esqueça dessa dica na próxima vez que entrar em uma loja para comprar eletrodomésticos.

Com essas dicas sobre qual o eletrodoméstico que é mas econômico, nada melhor que conhecer também as ofertas e preços de eletrodomésticos, as melhores marcas e modelos para facilitar o seu dia-a-dia. Confira AQUI!

Top