Eleições municipais de 2012: datas

PUBLICIDADE
As eleições acontecerão dia 7 de outubro de 2012 (Foto: Divulgação)

O primeiro turno das eleições municipais devem acontecer no dia 7 de outubro de 2012. No caso das cidades que tenham necessidade de dois turnos, os eleitores retornarão as urnas no dia 28 de outubro. Os candidatos a reeleição para os cargos de prefeito e vereador podem realizar publicações institucionais até o dia 7 de julho, porém, existe uma quantidade determinada pela Justiça Eleitoral, que não pode exceder a média de publicações realizadas nos últimos três anos que antecederam a eleição.

Informações a respeito das Eleições 2012

Desde o dia 1° de janeiro está proibida a distribuição de bens grátis, valores em reais ou qualquer outra forma de benefício que possa induzir o cidadão a votar no candidato. Os governantes só podem realizar tais distribuições em casos de calamidade pública, emergências, ou programas sociais com beneficiários consolidados, como por exemplo, o Bolsa Família. Instituições vinculadas a candidatos terão que interromper as suas atividades sociais no ano eleitoral.

Neste ano (2012) os candidatos não podem realizar doações, entre outros atos (Foto: Divulgação)

 

PUBLICIDADE

Pesquisa eleitoral de intenção de voto 2012

Com relação a pesquisas eleitorais, a partir do dia 8 de outubro toda e qualquer empresa que for organizar uma pesquisa eleitoral deve realizar um registro na Justiça Eleitoral. Essas pesquisas são encomendadas por políticos, partidos, veículos de comunicação e instituições políticas que possuem interesse no assunto. O resultado da pesquisa deve ser registrado na Justiça Eleitoral pelo menos cinco dias antes de sua divulgação pública.

A Justiça Eleitoral determina que todas as pesquisas de intenção de voto seja registrada (Foto: Divulgação)

Com a finalidade de acompanhar os registros referente a intenção de voto, a Justiça Eleitoral pretende inaugurar um sistema que funcionará nos tribunais eleitorais do Brasil. Ficará organizado nesse sistema informações como, por exemplo, quem contratou a pesquisa eleitoral, valor gasto para efetivação desse estudo e a origem desse dinheiro empregado no projeto. Também constará entre os dados organizados por esse sistema, o nome de quem efetivou o pagamento referente a pesquisa, a metodologia utilizada durante a coleta dos dados, além do período de realização, da margem de erro do resultado. A Justiça Eleitoral acredita que com essas informações poderá garantir a autenticidade da pesquisa eleitoral, sem influenciar votos.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.