Ekso Bionic Suit: robô para que paraplégicos andem

Fundada em 2005 nos Estados Unidos, a Ekso Bionic é uma empresa que trabalha na produção de equipamentos especiais para ajudar às pessoas que apresentam algum tipo de limitação física.

O exoesqueleto robótico auxilia na recuperação motora de pacientes (Foto: Divulgação)

O principal produto desenvolvido pela companhia, em parceria com algumas das maiores universidades do mundo e de órgãos ligados ao governo norte-americano é o Ekso Bionic Suit, um robô que ajuda paraplégicos a caminhar.

A invenção, criada com o que há de mais moderno na tecnologia e na engenharia, que já passou pelos primeiros testes com grande eficiência, consiste em um exoesqueleto robótico que aumenta a força e a resistência de quem está utilizando-o, possibilitando uma maior mobilidade.

Como funciona o Ekso Bionic Suit

Ao vestir o equipamento, a pessoa aumenta a sua força física e a resistência, melhorando a mobilidade (Foto: Divulgação)

Ao ser “vestido” por alguém que apresente limitações físicas, o Ekso Bionic Suit é capaz de criar movimentos através de duas pernas eletrônicas, movidas a bateria. De acordo com os desenvolvedores do traje biônico, aprender a usar o equipamento não leva mais do que cinco minutos.

O robô para que paraplégicos andem foi construído em uma estrutura de alumínio e titânio, que pesa 25 quilos e conta com design que facilita a sua utilização por pessoas que estejam na cadeira de rodas, para que possam se levantar com facilidade ao vestir o equipamento. Confira, no vídeo abaixo, um pouco mais a respeito de como funciona o Ekso Bionic Suit.

O seu uso é indicado às pessoas que perderam os movimentos das pernas devido à paralisia causada por condições neurológicas, como acidente vascular cerebral, lesão cerebral traumática, lesão medular e outros tipos de doenças. Utilizado sob supervisão médica, o robô é um auxílio importante para a reabilitação motora dos pacientes.

Preço do Ekso Bionic Suit

O equipamento estará disponível em breve em hospitais e centros médicos (Foto: Divulgação)

Inicialmente, o robô Ekso Bionic Suit estará disponível apenas em centros médicos, clínicas de reabilitação motora e hospitais, locais em que o equipamento pode ser utilizado com o auxílio de profissionais preparados para ajudar na recuperação dos paraplégicos. O seu uso doméstico também deverá ser liberado, posteriormente.

Com relação ao preço do Ekso Bionic Suit, a empresa responsável pela sua fabricação não revelou essa informação.

Reply