Eike Batista não é mais bilionário

Eike Batista não é mais bilionário

Nos últimos dias Eike Batista está no noticiário graças a perca de posses. Agora, a mais nova notícia sobre o assunto é que o…

Por Élida Santos em 29/07/2013

Nos últimos dias Eike Batista está no noticiário graças a perca de posses. Agora, a mais nova notícia sobre o assunto é que o empresário deixou o posto de bilionário que antes tinha como consolidado. De acordo com a agência de notícias Bloomberg, que faz a medição diária da variação do patrimônio dos homens mais ricos do planeta.

Eike Batista perdeu parte da fortuna (Foto: Divulgação)

Fortuna de Eike Batista está avaliada em 200 milhões de dólares

Segundo dados da Bloomberg, a fortuna de Eike Batista é avaliada hoje em 200 milhões de dólares. É muito dinheiro diante do salário minimo recebido por milhares de pessoas pelo Brasil, mas para o empresário o valor trata-se somente de uma fração dos 34,5 bilhões de dólares que ele chegou a ter em março de 2012, quando era o oitavo homem mais rico do planeta, colocando-o no topo dos bilionários globais.

Queda das ações da companhia de Eike foi um dos motivos de percas financeiras

Os motivos que levaram Eike Batista a perder dinheiro e status, além da grande queda das ações de suas empresas, atingidas por uma crise que impactou na credibilidade das companhias desde meados de 2012, o que faz com que o empresário perdesse parte de sua fortuna também foi o acordo com o fundo soberano de Abu Dhabi, o Mubadala.

De acordo com dados divulgados pelo Bloomberg, três fontes que preferiram não se identificar disseram que Eike Batista deve 1,5 bilhão de dólares ao Mubadala. Fora isso, o empresário teria acumulado 2 bilhões de dólares em dívidas pessoais, porque emprenhou bens como forma de garantias.

Credibilidade de empresas de Eike estão em baixa (Foto: Divulgação)

Planos ambiciosos de Eike não fluíram como ele gostaria

Há pouco mais de três anos, em fevereiro de 2010, Eike Batista demonstrava planos bem ambiciosos, chamando muito a atenção de investidores e da imprensa. Ele queria erguer companhias de base no Brasil, como por exemplo, a petroleira OGX, a mineradora MMX e a empresa de logística LLX. Naquela época ele ocupava 61ª posição entre os homens mais ricos do planetao na lista da revista americana Forbes, com 7,5 bilhões de dólares.

Em março de 2012, depois de dizer que queria ser o homem mais rico do mundo, Eike Batista atingiu seu pico de acumulo de bens, tornando-se o oitavo homem mais rico, de acordo com o levantamento feito pela Bloomberg, com um patrimônio de 34,5 bilhões de dólares.

Porém, tudo começou a caminhar para percas de milhares de dólares quando a OGX, sua petroleira, rebaixou a previsão de produção de Tubarão Azul, seu principal campo, de 20.000 barris diários para apenas 5.000. Essa foi a gota d’água para que a credibilidade das empresas de Eike despencasse.

Top