Efeitos colaterais das vacinas nos cães

As vacinas são muito importantes para os cães. Graças a elas, diminuímos as chances de os nossos animais de estimação contrair doenças que podem…

As vacinas são muito importantes para os cães. Graças a elas, diminuímos as chances de os nossos animais de estimação contrair doenças que podem ser fatais, como as temidas cinomoses, hepatites, raiva e outras. É fundamental que o seu cão seja vacinado. Saiba mais sobre o assunto e veja os efeitos colaterais das vacinas nos cães.

As vacinas são indispensáveis para os cães. (Foto: divulgação)

Vacinas nos cães

Manter a carteirinha de vacinação em dia é essencial para a saúde do seu cão. Segundo as novas diretrizes vacinais para cães, a vacinação é o método de proteção mais confiável e eficaz contra doenças infecciosas que acometem os animais.

Além disso, quanto maior for a quantidade de cães vacinados, maior será a proteção em geral, já que imunização em massa gera o chamado efeito rebanho. Quando conseguimos vacinar a maior parte, aqueles que não forem vacinados ficam protegidos porque no meio de outros.

Calendário Vacinal dos Cães

  • De 6 a 8 semanas: V8 ou V10 (cinomose, hepatite infecciosa, adenovírus canino tipo 2, parainfluenza canina, parvovirus canino e leptospirose).
  • 12 semanas: gripe canina, giardíase e reforço de V8 ou V10.
  • 16 semanas: ultimo reforço de V8 ou V10, reforço de gripe canina, reforço de giardíase e anti-rábica.
  • Depois do primeiro ano: o animal é vacinado anualmente com uma dose de cada vacina. O mais indicado é fazer todas as vacinas em uma mesma data que desse ser repetida anualmente.

    A vacina ajuda a prevenir várias doenças. (Foto: divulgação)

Efeitos colaterais das vacinas em cães

Os efeitos colaterais mais comuns das vacinas são sonolência, inchaço no local da aplicação e febre. Em casos mais leves de dor, o ideal é fazer uma compressa de água quente no local. A prostração desaparece em até dois dias. Se o animal tiver alguma reação alérgica mais forte é indispensável leva-lo ao veterinário.

Algumas pessoas ficam com medo de voltar ao consultório depois que os cães apresentam as reações adversas, o que pode ser muito perigoso. Alguns animais so adquirem imunidade depois da terceira dose, segundo especialistas. A incidência de reações adversas as vacinas é menor do que 1% e a frequência dos efeitos graves é muito pequena.

Os efeitos colaterais da vacina podem ser amenizados com alguns cuidados com o cão. (Foto: divulgação)

Os cães são animais de estimação muito queridos por todos. Por isso é essencial manter a proteção dos bichinhos em dia. O calendário vacinal para cães deve ser seguido a risca para que a saúde dos mesmos seja preservada. Ao surgirem os efeitos colaterais o cão deve ser levado ao veterinário.


Top