Efeito Ombré na decoração da casa

Considerado uma nova tendência, o efeito ombré está fazendo sucesso na decoração. Este acabamento diferenciado passou a influenciar objetos, móveis e principalmente as paredes…

Por Isabella Moretti em 14/01/2013

Considerado uma nova tendência, o efeito ombré está fazendo sucesso na decoração. Este acabamento diferenciado passou a influenciar objetos, móveis e principalmente as paredes dos ambientes residenciais.

As portas do armário brincam com o efeito ombré. (Foto:Divulgação)

Saiba mais: Cores em degradê na decoração

O que é o efeito ombré?

O efeito ombré nada mais é do que um degradê de cores, no qual tons parecidos são usados numa superfície e causam a impressão de transição. Existem várias formas de trabalhar com a técnica no visual da casa, mas normalmente usa-se uma paleta com cores mais claras.

A princípio, o efeito ombré foi explorado pelos setores de moda e beleza. Depois que a tendência pegou, ela se tornou uma referência na área de decoração. Quem investe nesta nova forma de acabamento obtém uma estética moderna, colorida e com mais movimento.

A aplicação de cores em tons degradê pode estar presente em todas as peças que integram a decoração, como almofadas, portas de armário, poltronas, luminárias, cortinas, tapetes e vasos.

Efeito ombré com móveis, acessórios e revestimento. (Foto:Divulgação)

A forma como o efeito ‘tom sobre tom’ é explorado também depende muito do estilo, que pode ser puxado mais para o clássico ou para o moderno. De qualquer forma, os moradores devem trabalhar com bom gosto e criatividade para conseguir absorver ao máximo os benefícios da nova tendência.

As cores estimulam sensações nas pessoas, por isso elas devem ser escolhidas com muito cuidado. Numa proposta com efeito ombré, é necessário selecionar os tons com base no significado das cores. Por exemplo, se a intenção é criar um ambiente mais tranquilo e sereno, então vale a pena trabalhar com o azul e suas variações. Caso a intenção seja energizar um determinado ambiente, vale a pena investir em um degradê de vermelho ou laranja. Há também quem explore um grupo de cores na decoração de um ambiente, ou seja, tons frios e tons quentes.

Como fazer uma parede com efeito ombré?

Quando as cores em gradientes são trabalhadas no acabamento de uma parede, elas são capazes de criar um verdadeiro painel no espaço e inovar a decoração. Além da tinta, este mesmo efeito também pode ser feito na superfície através de papel de parede ou pastilhas de vidro.

Pintura da parede com efeito ombré. (Foto:Divulgação)

Acompanhe a seguir o passo a passo para fazer uma pintura ombré na parede:

1. Selecione os tons de tintas que serão utilizados, sempre se preocupando com a semelhança entre eles para causar o efeito ‘tom sobre tom’. Também existe a possibilidade de comprar uma tinta com tom mais intenso e ir adicionando branco, para que ela fique gradualmente mais clara;

2. Antes de iniciar a pintura, forre o chão com jornal e proteja os rodapés com uma fita adesiva;

3. Pinte toda a parede com o tom mais claro;

4. Aplique a cor mais escura, até a altura do joelho;

5. Pinte o meio da parede com um tom intermediário;

6. Use um pincel pequeno e seco para misturar as cores da parede, ou seja, fazer uma junção para que o acabamento fique mais uniforme. Se preferir pular esta etapa, os tons diferentes da cor ficarão bem marcados.

Veja também: Efeito degradê na decoração: dicas

Fotos do efeito ombré na decoração

Veja a seguir fotos do efeito ombré na decoração:

Top