Efeito nocebo: o que é

PUBLICIDADE

Existem vários efeitos intrigantes que podem ocorrer na medicina, como é o caso do efeito nocebo, que mostra o lado negativo do poder da sugestão. Esse fenômeno acontece quando o paciente passa a desenvolver sintomas e efeitos colaterais de uma doença ou do tratamento apenas pelo fato de ter lido ou ouvido falar a respeito do assunto. Conheça mais sobre o tema e saiba o que é o efeito nocebo.

O efeito nocebo é o inverso do efeito placebo. (Foto: divulgação)

Entendendo o efeito nocebo

Diferente do efeito placebo, que manifesta o lado positivo da sugestão aos pacientes e é incessantemente estudado, o efeito nocebo é justamente o oposto e, infelizmente, possui apenas algumas dezenas de trabalho a respeito do assunto.

Apesar de, na maioria dos casos, o ocorrido se dar por conta de palavras negativas ditas involuntariamente pela equipe de saúde ao paciente, o efeito nocebo também pode ser causado por medos, expectativas e experiências negativas que os próprios pacientes trazem como bagagem de vida.

PUBLICIDADE

Para entender melhor esse fenômeno vale a pena tomar como exemplo um estudo, onde os pesquisadores dividiram os pacientes em dois grupos de 50 pessoas, todos portadores de dor crônica nas costas. Para um dos grupos foi dito que a realização de um teste de flexão da perna poderia aumentar a dor que sentiam, enquanto que para o outro foi dito que o exercício não afetaria a dor. Os resultados mostraram que os indivíduos que foram avisados referiram sentir mais dor, além de não realizarem o exercício tão bem quanto o primeiro grupo.

Saiba o que fazer para se livrar da dor crônica.

O efeito nocebo ainda pode estar presente em outras situações, como no caso de pessoas que acreditavam ter recebido determinada medicação e passaram a apresentar os efeitos colaterais de seu uso, sem que a droga tivesse sido de fato administrada.

O poder negativo das palavras pode afetar tratamentos de saúde. (Foto: divulgação)

O poder das palavras

Os pacientes geralmente estão sensibilizados, o que os torna muito receptivos às sugestões negativas, especialmente nos casos em que ele sente sua vida ameaçada, como em acidentes, doenças agudas ou até mesmo cirurgia iminentes.

PUBLICIDADE

Entenda como uma mente sadia ajuda a ter um corpo saudável.

Por isso o ideal seria que todas as pessoas que entram em contato com os doentes se preocupassem em tomar cuidado com as palavras, especialmente a equipe de saúde, a fim de evitar mal entendidos. É fundamental que os profissionais evitem cometer erros como:

PUBLICIDADE
  • Enfatizar o negativo – dizendo ao paciente que seu caso é de alto risco;
  • Deixar margem para dúvidas em suas falas – como, “talvez esse procedimento ajude seu caso”;
  • Focando a atenção em sintomas, principalmente dor e náuseas – “nos avise se você sentir alguma coisa”;
  • Banalizando a situação do paciente – “Não se preocupe, isso não é nada”.
A equipe de saúde deve tomar cuidados para evitar mal entendidos. (Foto: divulgação)

O efeito nocebo é um evento bastante intrigante e afeta a vida de muitas pessoas, mostrando o poder das palavras negativas ou de uma interpretação equivocada por parte do paciente fragilizado e muito propenso à sugestões negativas. Ainda é preciso muito estudo a respeito do assunto para acabar com várias dúvidas sobre o efeito nocebo, permitindo a criação de meios para evitá-lo.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.