Efeito degradê na decoração: dicas

Em busca de ideias para inovar a decoração? Então vale a pena apostar no efeito degradê. A proposta tem como objetivo transformar a estética…

Por Isabella Moretti em 21/03/2012

Efeito degradê discreto, aposta nas cores neutras.

Em busca de ideias para inovar a decoração? Então vale a pena apostar no efeito degradê. A proposta tem como objetivo transformar a estética de determinados ambientes através da combinação de cores, buscando sempre o equilíbrio e a harmonia dos elementos empregados.

Podendo ser incorporado de diferentes maneiras na decoração, o efeito degradê deixa um ambiente mais moderno, charmoso e original. O projeto tem liberdade para explorar a simbologia das cores, criando estímulos e sensações que superam os objetivos estéticos.

Entenda o efeito degradê

Degradê é um termo francês que tem como função definir uma técnica de trabalho com as cores. Seu conceito se refere a sequencia de tons contínuos, ou seja, que possuem semelhanças na composição e variam quanto à intensidade. Por exemplo, numa combinação com azul claro e azul escuro é possível observar o efeito degradê.

Efeito degradê baseado no grupo das cores quentes.

A variação de cores proposta procura manter o equilíbrio da paleta que está sendo trabalhada, sugerindo muitas vezes a ideia de sobreposição. Com charme e originalidade, o degradê é capaz de criar uma identidade visual sem ruídos e evita combinações incoerentes.

Dependendo da forma como for empregado, o efeito degradê pode ir além de uma cor base para na verdade se inspirar em um grupo de cores, no qual os tons possuam características em comuns, como é o caso das cores frias e das cores quentes.

Ideias para decorar com degradê

O degradê é bem-vindo na decoração de ambientes, sendo que sua técnica de combinações surge a partir do conceito de tons harmoniosos. O efeito, quando aplicado no visual da casa, vai explorar uma família de cores e facilitar o ajuste entre as tonalidades empregadas no mesmo espaço. Surge, então, a possibilidade de colorir uniformemente e com menores chances de erros.

Confira a seguir algumas sugestões para se trabalhar com o efeito cromático degradê na decoração. Lembrando que todos os cômodos podem ser beneficiados com a técnica de combinação de cores, incluindo sala, cozinha, banheiro e quarto.

Papel de parede
Na hora de inovar o acabamento dos espaços, vale a pena apostar em um modelo de papel de parede que explore o efeito degradê. A padronagem varia, mas é muito comum encontrar peças ilustradas com faixas verticais ou horizontais que exploram  uma família de cores harmoniosas.

Pintura
Para romper com a neutralidade da decoração baseada no branco, vale a pena investir uma parede colorida e diferenciada graças ao degradê. O efeito, quando elaborado através da pintura, pode ser um pouco mais trabalhoso, mas o resultado é personalizado.

Pastilhas de vidro

Pastilhas de vidro decoram com efeito degradê.

Uma forma moderna e eficiente para transformar o acabamento das paredes ou do piso é o uso das pastilhas de vidro. Estas peças são resistentes, práticas e capazes de destacar os traços arquitetônicos. Uma das técnicas mais usadas para decorar com as pastilhas o efeito degradê.

Top