Educação infantil: como estimular o aluno

Uma das maiores preocupações dos pais e professores em relação ao rendimento escolar dos alunos é de como estimular os estudos, principalmente na educação…

Por Editorial MDT em 26/10/2012

Uma das maiores preocupações dos pais e professores em relação ao rendimento escolar dos alunos é de como estimular os estudos, principalmente na educação infantil. Com a intenção de fazer com que os alunos apresentem melhor rendimento, e encarem o hábito de estudar como algo proveitoso, os professores podem adotar medidas que podem refletir muito na evolução dos alunos no processo de aprendizagem. Saiba mais sobre o assunto e veja como estimular o aluno na educação infantil.

Os estudos devem ser vistos pelas crianças como algo prazeroso. (Foto: divulgação)

Importância da educação infantil

A educação infantil é quando a criança experimenta o prazer por aprender e começa a gostar dos estudos ou não. Durante esse período é despertada a curiosidade da criança, mostrando o quanto a vida é interessante. Por esse motivo é possível considerar que a educação infantil é mais importante que um curso superior, afinal, sem ela a criança não chegará a tal.

Muitas pessoas acham que ainda é cedo para pensar no futuro profissional dessas crianças, porém é importante saber que o futuro começa agora. Dessa forma é importante definir o modelo de formação humanista, onde é prezada a formação de um ser crítico e capaz de tomar decisões ou optar por um perfil mais pragmático, voltado para o êxito profissional. Porém, a melhor forma seria manter um equilíbrio.

O professor deve estimular o aluno para os estudos. (Foto: divulgação)

Veja também volta as aulas atividades para educação infantil 

Como estimular o aluno de Educação Infantil

1. O professor deve convidar a turma para uma reflexão sobre a importância de estudar, estimulando a expressão de cada um sobre a melhor forma de obter sucesso na realização de uma tarefa.

2. Mantenha os alunos em pequenos grupos, evitando as conversas paralelas, pedindo para que eles relatem como fazem as tarefas de casa e também os motivos pelos quais não as fazem.

3. Estabelecer hábitos nos momentos de estudo, questionar os alunos se nesse momento alguém os ajuda ou supervisiona e também ver seus horários preferidos.

4. O professor deve debater com o aluno de forma informal para que seja estabelecida uma boa relação com o aluno. Dessa forma a criança saberá que pode contar com o professor.

5. Os professores devem incentivar os alunos para a leitura diária, mostrando sempre a importância e quão prazerosa pode ser esse momento. A leitura em voz alta é uma excelente forma de estimular o aprendizado da criança.

6. A relação entre aluno e professor deve ser o mais agradável possível, porém é necessário estabelecer limites. As cobranças não devem ser deixadas de lado para que o aluno não se acomode com a situação.

O professor pode estimular o aluno de várias formas. (Foto: divulgação)

Veja também brincadeiras ao ar livre para a educação infantil 

Os estudos são essenciais em todas as fases da vida. Na educação infantil é estabelecida a relação definitiva do aluno com o processo de aprendizagem e a forma como ele lidará com isso na fase adulta. Portanto, é indispensável que os pais e professores estimulem os alunos nessa fase para que as criançcas cresçam e vejam o estudo como algo muito agradável e proveitoso.

Top