Ecobag: como fazer passo a passo

O uso das sacolas ecológicas, também conhecidas como Ecobags, virou moda entre os consumidores. Aos poucos, elas estão substituindo os sacos plásticos, que causam…

Moda entre os consumidores, as Ecobags visam causar menos impacto ao meio ambiente.

O uso das sacolas ecológicas, também conhecidas como Ecobags, virou moda entre os consumidores. Aos poucos, elas estão substituindo os sacos plásticos, que causam um maior impacto ao meio ambiente.

Aproveitando o sucesso deste novo acessório, algumas lojas têm investido na criação de vários modelos de sacolas. Elas também já podem ser encontradas em supermercados, farmácias e em demais estabelecimentos comerciais onde o uso das sacolas de plástico era (e continua sendo) bastante comum.

Mas, ao invés de comprar uma ecobag, saiba que você pode confeccionar a sua. Para o modelo que separamos, por exemplo, você vai precisar de lápis ou caneta, ferro de passar, máquina de costura, tesoura, alfinetes, régua, cortador, placa de corte, um tecido brim cru e um tecido de forro.

Veja também: Sacolinha de jornal – como fazer.

Passo a passo

Com poucos materiais e apenas alguns passos, você pode criar a sua própria sacola ecológica.

1. Faça dois triângulos de36,5 cmx41,5 cm com cada um dos tecidos, além de duas alças com 60 cm de comprimento;

2. Junte o lado direito de um retângulo brim com o lado direito do outro. Prenda com o alfinete, procurando deixar bem retinho;

3. Em seguida, costure a lateral superior direita, indo para a parte inferior e depois para a lateral esquerda. Lembre-se de que você não pode costurar os quatro lados, já que a bolsa precisa de uma abertura;

Saiba mais sobre: Ecobag – preço, onde comprar.

4. Repita o segundo passo com o tecido de forro. Entretanto, na hora de costurar, costure apenas as laterais;

5. Abra a bolsa e escolha uma das pontas do fundo. Coloque a bolsa sobre uma superfície plana e alinhe bem a ponta que você escolheu, procurando deixar a linha de costura do avesso em cima da linha da costura lateral que está do lado de fora da peça. Prenda com alfinetes;

Use a sua criatividade para criar modelos que combinem com o seu estilo.

6. Marque, usando uma caneta, linhas de5 cm de distância da ponta para o centro, da esquerda para a direita e da direita para a esquerda, fazendo um espécie de margem. Repita o procedimento do outro lado e então costure na máquina;

7. Prenda as alças com alfinetes no lado direito da bolsa e, depois, vista-a com o forro. Coloque lado direito com lado direito e alfinete em volta. Depois de costurar, vire a peça para o lado direito.

8. Então, é só fechar o fundo, dobrando as pontas para dentro, prendendo com alfinetes e costurando. Para facilitar a costura, você pode passar o ferro.

Como você pode perceber, fazer uma ecobag é mais simples do que muita gente imagina. Agora, é só colocar a mão na massa e usar a criatividade para confeccionar uma sacola que combine com o seu estilo.

 

Top