É possível aprender enquanto dorme, afirmam pesquisadores

PUBLICIDADE
Dormir melhora a capacidade de aprendizado.

Muitas pesquisas já foram realizadas para avaliar o poder do sono na vida humana. Sabe-se que este período de descanso permite o relaxamento da mente e ajuda a repor as energias. Entretanto, uma pesquisa recente revelou que tirar uma soneca também pode melhorar a capacidade de aprendizado.

Saiba mais: Dormir – quais os benefícios?

Estudo revela que o sono é um bom momento para aprender

De acordo com pesquisa, o sono também pode ser uma fonte de aprendizado. O estudo que comprovou esta afirmação foi realizado pela Universidade Northwestern, nos Estados Unidos. Os resultados foram divulgados no periódico Nature Neuroscience desta semana.

PUBLICIDADE

Segundo os pesquisadores norte-americanos, escutar música durante o sono facilita a aprendizagem da melodia para depois tocá-la no piano. Entretanto, o efeito não é milagroso, pois o indivíduo precisa apresentar habilidades com o instrumento para conseguir reproduzir a música que escutou durante a noite toda.

Para chegar aos resultados da pesquisa, foram avaliadas 16 pessoas destras. Antes de dormir, elas tiveram que aprender a tocar músicas usando a mão esquerda, através de um programa de simulação semelhante ao jogo Guitar Hero. Após o treino, os participantes tiraram uma soneca enquanto os autores do estudo monitoraram a atividade cerebral, por meio de eletrodos.

A repetição de uma música durante o sono pode ajudar a aprender tocá-la.

Os participantes adormecidos ouviram várias vezes uma das músicas que tinham acabado de aprender a tocar com a mão esquerda. Ao despertarem do sono, eles voltaram a realizar o teste e demonstraram ainda mais aptidão com a canção escutada durante o período em que dormiram.

Concluiu-se, então, que o sono melhora a habilidade aprendida pouco antes de adormecer. Os cientistas ainda desconhecem as razões da melhor performance depois do sono, mas eles acreditam que isto pode estar relacionado a repetição da música ou a lapidação de uma habilidade as custas de outra.

Sono melhora a memória

Não foi a primeira vez que uma pesquisa associa o sono às habilidades cognitivas. Em março de 2012, um estudo realizado pela Universidade de Notre Dame, nos EUA, e publicado no periódico PLoS One, comprovou que dormir melhora o desempenho da memória.

Dormir depois de estudar melhora a capacidade da memória.

Jessica Payne, principal responsável pela pesquisa, acompanhou 200 estudantes, dividindo-os em dois grupos: o primeiro era formado por jovens que decoraram palavras durante a noite e depois dormiram. O outro contava com jovens que decoraram palavras pela manhã e não dormiram em seguida.

PUBLICIDADE

Aqueles que tinham dormido após decorar as palavras demonstraram resultados superiores em comparação com o outro grupo. Desta forma, a pesquisa confirmou que o sono logo após a aprendizagem é capaz de consolidar a memória.

Veja também: Dormir bem equilibra a juventude do cérebro

 

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.