E-commerce: a quem recorrer se a compra não chegar?

Fazer compras pela internet é fácil, rápido e seguro. Porém, algumas vezes, elas podem ser frustrantes, principalmente quando o que compramos não é entregue.…

Por Editorial MDT em 19/12/2011

O e-commerce é a forma mais cômoda, fácil e rápida de se comprar, mas ela pode trazer alguns problemas. (Foto: Divulgação)

Fazer compras pela internet é fácil, rápido e seguro. Porém, algumas vezes, elas podem ser frustrantes, principalmente quando o que compramos não é entregue. Se você está nessa situação, saiba a quem recorrer se a compra feita por e-commerce não chegar.

Primeiramente, você deve entrar em contato com o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) da loja em que você comprou, seja pela internet ou pelo telefone. Então, se houver uma resposta plausível e ela se comprometer em entregar o seu produto, espere até que ele chegue.

Entretanto, se mesmo assim você não receber o que comprou, a reclamação pode ser direcionada a órgãos de defesa do consumidor como o PROCON (Proteção e Defesa do Consumidor), o Idec (Instituto de Defesa do Consumidor) e a Pro Teste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor), que farão com que a loja faça a entrega forçada do produto.

Saiba quais são os seus direitos na hora de fazer compras online. (Foto: Divulgação)

Para tanto, tenha sempre em mãos as provas da sua compra como o boleto bancário pago, os e-mails que foram trocados com a loja virtual com a data de entrega e a confirmação de pagamento. Então, quando tudo estiver resolvido, escreva em sites de avaliação das lojas sobre o problema que você teve. Assim, menos pessoas enfrentarão esse problema.

Porém, antes de passar por esse problema, tenha algumas precauções como comprar apenas em lojas de renome ou que sejam indicadas por amigos ou parentes, pesquisar sobre a idoneidade da loja em órgãos de defesa do consumidor, fazer contato telefônico com a loja para saber se ela tem endereço físico, ler a política de privacidade da empresa e salvar e imprimir todos os passos da compra. Com isso, você não correrá riscos de não ter a sua compra entregue.

Pesquise sobre a loja virtual antes de comprar. (Foto: Divulgação)

Antes de precisar recorrer aos órgãos de defesa do consumidor, previna-se contra sites que não sejam idôneos fazendo pesquisas e comprando apenas em locais indicados por pessoas que já compraram neles. Assim, você não terá tanta dor de cabeça caso o seu produto não chegar em sua casa.

Top