Dúvidas sobre os pedidos de revisão do INSS

Em janeiro de 2013, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) começou a pagar a correção da revisão de alguns auxílios. No entanto, muitos…

Por Isabella Moretti em 21/02/2013

Em janeiro de 2013, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) começou a pagar a correção da revisão de alguns auxílios. No entanto, muitos contribuintes e aposentados estão em dúvida sobre os critérios adotados para o pagamento.

O INSS está revisando alguns dos seus benefícios para corrigir um erro de cálculo. (Foto:Divulgação)

Saiba mais: Revisão do INSS: quem tem direito

Perguntas e respostas sobre revisão do INSS

Com tantos tipos de correções, nem mesmo os atendentes da central 135 estão conseguindo esclarecer as principais dúvidas da população. Veja a seguir algumas perguntas e respostas sobre o assunto:

Por que o INSS está fazendo a revisão de benefícios?

O INSS está realizando a revisão de benefícios para corrigir um erro de cálculo, que perdurou por 10 anos. Assim, os segurados que foram prejudicados serão ressarcidos.

Qual a abrangência da revisão?

A revisão abrangeu o reprocessamento de mais de 17,4 milhões de benefícios pagos entre 2002 e 2009. Destes, 11,5 milhões não condizem com os critérios para o pagamento da diferença e 1,2 milhão não tiveram alteração. Já 2,3 milhões benefícios possuem diferenças para receber. O INSS ainda precisa revisar 2,2 milhões de benefícios.

Quem recebeu auxílio-doença, aposentadoria por invalidez e pensão por morte, durante o período compreendido entre 1999 e 2009, será contemplado com a revisão. (Foto:Divulgação)

Quem tem direito a revisão do INSS?

Serão contemplados com a revisão do INSS aqueles que receberam auxílio-doença, aposentadoria por invalidez e pensão por morte, durante o período compreendido entre 1999 e 2009.

Quem NÃO tem direito a revisão do INSS?

Não tem direito a revisão às pessoas que se aposentaram por idade ou tempo de contribuição.

Como saber se o segurado tem direito à revisão?

O segurado não precisa procurar uma agência do INSS para saber se tem direito ou não. O Instituto enviará uma carta de concessão no endereço cadastrado. Por isso, quem mudou de casa nos últimos 10 anos deve manter o cadastro do INSS atualizado. Uma consulta ao site da Previdência Social também permite saber se o indivíduo tem direito ao benefício.

Quando começa o pagamento referente à revisão?

O INSS revisou 2,3 milhões de benefícios e constatou que 454 mil pessoas têm “diferenças a receber”. O valor começa a ser pago na folha de pagamento de janeiro de 2013.

O INSS já começou a fazer o pagamento da revisão. (Foto:Divulgação)

Como funciona o pagamento da revisão do INSS?

O reajuste calculado pelo INSS será pago de forma escalonada. Em fevereiro de 2013, o pagamento será feito aos segurados com mais de 60 anos. A partir de 2014, o reajuste será pago às pessoas com idade entre 46 e 59 anos. Quem tem menos de 45 anos só receberá o dinheiro da revisão entre 2016 e 2019. O segurado, cujo benefício foi cancelado, terá acesso à diferença entre 2019 e 2022.

O reajuste dos benefícios aumenta o gasto do INSS?

Com o pagamento dos benefícios reajustados, o gasto anual do INSS subirá R$ 637 milhões.

Veja também: 500 mil aposentados têm direito a revisão do benefício

Top