Durante as férias, atividades físicas não devem ser abandonadas

Na temporada das férias é comum ver as academias abandonadas. O pretexto é a falta de tempo e os passeios de fim de ano.…

Por Editorial MDT em 30/12/2011

Imagem: (Foto Divulgação)

Na temporada das férias é comum ver as academias abandonadas. O pretexto é a falta de tempo e os passeios de fim de ano. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, é plausível sustentar a rotina de exercícios mesmo ao longo das programações festivas. O melhor é assegurar a boa forma durante esse período e retornar ao ritmo da malhação. Não faltam alternativas de atividades físicas, inclusive para aqueles que vão viajar.

Uma ótima opção é a caminhada na praia. Cerca de 20 minutos todos os dias é o bastante para não perder a boa forma. “Andar na parte mais dura da areia, perto do mar, é muito bom porque exige mais da musculatura do que o exercício feito na esteira ou no asfalto”, afirma Roberta Marques, sócia e personal trainer da Academia Vip Training.

Outra atividade, caracteristicamente praiana, é o frescobol, modalidade que os atletas devem conservar a bola sem cair, por mais tempo possível. ” O frescobol proporciona altos gastos calóricos. Durante 30 minutos de jogo é possível perder cerca de 190 calorias”, conta Roberta. “Além disso, o esporte ajuda a fortalecer os músculos das pernas e a melhorar a coordenação motora”.

Amontoar a areia com os pés também é uma ótima alternativa para exercitar a musculatura da parte inferior do corpo. Todas as alternativas podem ser executadas em qualquer local. O uso do protetor solar é imprescindível durante as atividades físicas. Além disso, é necessário fazer  alongamentos, antes e após os exercícios para poupar futuras danos nas articulações.

Top