Dubstep é a cara da geração Y?

Seguindo a história do recém-inventado versos àquilo que está na vida das pessoas a muito tempo, o dubstep (estilo musical inventado nos anos 2000…

O estilo nasceu nos anos 2000 (Foto: Divulgação)

Seguindo a história do recém-inventado versos àquilo que está na vida das pessoas a muito tempo, o dubstep (estilo musical inventado nos anos 2000 na Inglaterra) é diariamente comparado com outros gêneros. Porém, na ansiedade de classificar essa “tendência musical” em algo jovem termos como “novo rock”, “novo metal”, “novo punk” e “novo grunge” foram usados como sinônimos ao dubstep.

Em 2011, quando estudantes londrinos foras as ruas em forma de protestos, gerando o “London riots”, o hit que embalavam a marcha estudantil era justamente o dubstep. Pouco tempo depois o estilo musical foi apelidado de “música da revolução”. O país, que em 1970 viu um gênero musical nascer, o punk por meio de grupos como Sex Pistols e The Clash, inevitavelmente colocou o dubstep como símbolo dessa geração Y.

Leia também: Musicoterapia – conheça os benefícios

Alguns cantores famosos estão usando o estilo (Foto: Divulgação)

Parece que a musica mundial parou de inovar, e por isso, o novo estilo que ecoa nas ruas de Londres trouxe um “frescor criativo” nesse segmento. As comparações, talvez equivocadas, com outros estilos acontecem porque o gênero não se parece com nada, mas ao mesmo tempo, lembra tudo que existe. Isso é uma forma de colagem, como o que acontece na internet, que a principal ferramenta dessa geração que gosta de ir direto ao ponto, rapidamente, sem muitos rodeios.

O dubstep permite que cada pessoa dance como quer. Diferente das coreografias características do POP, por exemplo. Essa autonomia para poder fazer o que bem quer ao som da música traz descontração e jovialidade ao som. Um exemplo de como o estilo musical novo “não tem regras” são os muitos vídeos do You Tube de pessoas se divertindo dançando do modo mais estranho possível. Ao contrário da maioria dos gêneros musicais, definir exatamente o som do dubstep é difícil, por isso divirta-se e esqueça as definições.

Continuar Lendo  Como ensinar ao filho a cuidar dos animais de estimação

Top