quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023 - 08/02/2023 14:51:50
MundodasTribos


O próprio nome do Seguro DPVAT é esclarecedor: Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre. Isso significa que o DPVAT é um seguro que indeniza vítimas de acidentes causadas por veículos que têm motor próprio (automotores) e circulam por terra ou por asfalto (vias terrestres).

Observe que, nessa definição, não se enquadram trens, barcos, bicicletas e aeronaves. É por isso que acidentes envolvendo esses veículos não são indenizados pelo Seguro DPVAT.

A mesma definição menciona que o Seguro DPVAT cobre danos pessoais, o que significa que não há cobertura para danos materiais, como roubo, colisão ou incêndio do veículo.

Outro dado importante é que o Seguro DPVAT é obrigatório porque foi criado por lei, em 1974. Essa lei (Lei 6.194/74) determina que todos os veículos automotores de via terrestre, sem exceção, paguem o Seguro DPVAT. A obrigatoriedade do pagamento garante às vítimas de acidentes com veículos o recebimento de indenizações, ainda que os responsáveis pelos acidentes não arquem com essa responsabilidade.

Solicitar a indenização do DPVAT é simples, dispensando a interferência de terceiros. Se você é o principal interessado na indenização, cuide dela você mesmo. Ninguém melhor que você para preservar os seus direitos.

Após a entrega da documentação completa, o pagamento da indenização é efetuado no prazo de 15 dias. Esse prazo é suspenso na falta da apresentação de um ou mais documentos solicitados e se reinicia quando a pendência é regularizada.

A relação de documentos varia conforme o tipo de indenização pleiteada. Há, portanto, uma lista diferenciada de documentos para os casos de morte, invalidez permanente e despesas médicas e suplementares (DAMS).

O valor do seguro obrigatório de 2010 será de R$ 259, 40 para automotores, sem reajustes. Segundo informações do Susep, o órgão máximo de trânsito brasileiro (CONTRAN) quer combater todos os tipos de ilegalidades envolvendo os proprietários de veículos automotores, então um conjunto de leis foi sancionado com esse fim (lei n°11945, de 2009) e deve regularizar o DPVAT 2010.

O dinheiro recolhido a partir do seguro obrigatório tem como objetivo ajudar as vítimas de acidentes de trânsito, contribuindo com a prestação de socorro. O pagamento do DPVAT deverá ser efetuado junto ao licenciamento de veículos em 2010, priorizando sempre a regularidade da situação.

Alguns boatos no mês de outubro de 2009 indicavam um acréscimo no valor do DPVAT, ele assumiria R$375,00, mas essa previsão não se tornou verídica. Uma pesquisa revelou uma redução no número de acidentes envolvendo motos emplacadas, o que desconsidera a necessidade do emprego de mais dinheiro para amparar vítimas de acidentes.

Qualquer pessoa que sofra acidente de trânsito pode solicitar indenização através do DPVAT, válido por três anos a partir da data do acidente. Todas as categorias de automotores estão inseridas nesse imposto (motos, carros, ônibus, caminhão), sendo que o condutor precisa efetuar o pagamento no prazo certo para não implicar em juros.

O CNSP (Conselho Nacional de Seguros Privados) administra todos os procedimentos relacionados ao DPVAT, fazendo a gestão das seguradoras conveniadas. O seguro obrigatório é regido por uma tabela que faz a classificação das datas de pagamento segundo as atribuições do DETRAN. Quando pagar o DPVAT 2010? As agências bancárias já estão recebendo o seguro obrigatório junto com o IPVA, sendo que a escala de pagamento varia de acordo com o número da placa.

Acesse o site Seguro DPVAT e conheça a galeria de serviços online (solicitar indenização, guia de pagamento, formulários, andamento de processos, entre outros). Em caso de dúvidas ou reclamações, ente em contato com a central de atendimento 0800 0221204.

http://www.dpvatseguro.com.br/tiresuaguia/tiresuaguia.aspx

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Isabella Moretti

Publicitária, pós-graduada em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais. É também empresária e CEO & Founder do ViaCarreira

1

Pode ser do seu interesse

Geladeiras Ponto Frio

Geladeiras Ponto Frio

Jornal de Brasília Classificados

Jornal de Brasília Classificados

Microondas de Embutir Brastemp Gourmand

Microondas de Embutir Brastemp Gourmand

Como Tirar Mofo e Bolor de Roupas

Como Tirar Mofo e Bolor de Roupas

Como fazer emissão de 2ª via do CPF

Como fazer emissão de 2ª via do CPF

Compra Fácil Catálogos

Compra Fácil Catálogos