Dossel na decoração: dicas

Ao pé da letra, dossel significa um tipo de folhagem das árvores que estão situadas muito acima do chão e que costumam garantir a…

O dossel contribui com a decoração de um quarto com estilo clássico.

Ao pé da letra, dossel significa um tipo de folhagem das árvores que estão situadas muito acima do chão e que costumam garantir a proteção dos animais nas florestas tropicais. O termo foi adaptado à decoração para designar uma espécie de véu que cerca a cama ou o berço, garantindo bem-estar e conforto.

Dossel: elegância, romantismo e charme

O dossel é um elemento que faz sucesso na decoração de quartos, sobretudo quando a intenção consiste em valorizar uma proposta mais clássica. A peça complementa tanto o visual da cama como do berço, tornando a acomodação um lugar perfeito para sonhar.

Quem busca um diferencial na decoração de dormitórios deve apostar no dossel. Sofisticado, charmoso e romântico, ele resgata o clima das casas europeias de séculos atrás e inova as sensações dos moradores no contexto residencial.

Além de embelezar o ambiente, o dossel tem a função de garantir uma noite de sono mais tranquila e aconchegante, sem os insetos inconvenientes que aparecem com mais frequência durante a temporada de calor. Por essas e outras, o dossel também é chamado de mosqueteiro.

No mercado é possível encontrar dossel fabricado com vários tipos de materiais, tanto na parte estrutural como também nos véus. As peças que completam a decoração da cama, por exemplo, ganham personalidade através das diversas matérias-primas que são usadas para fazer as travas, como é o caso da madeira, do bambu e dos galhos. É importante ressaltar que, quanto mais artesanal for o dossel, mais condizente com o estilo clássico ele se torna.

Apesar de o dossel ser um item clássico, ele também tem marcado presença nos ambientes contemporâneos. Nestes novos contextos, os véus característicos das peças chegam a ser dispensados para valorizar uma decoração mais minimista.

Leia Também:  5 ideias para decorar a parede do quarto

Dossel para cama

O dossel transforma o ambiente em um verdadeiro quarto de princesa.

Existem vários modelos de dossel para cama, sendo que eles são capazes de imprimir conceitos na decoração e valorizar estilos diferentes. No quarto de casal, por exemplo, a peça valoriza a atmosfera romântica, aumentando o charme e a delicadeza. Os véus sempre são confeccionados com tecidos leves, claros e suaves, mas a estrutura em si varia de um dossel para o outro, principalmente no que diz respeito ao design.

Saiba mais: Quarto de casal romântico – como decorar

Quando enfeita a cama de solteiro, o dossel se revela um elemento perfeito para aprimorar o clima de um ambiente feminino. Desta forma, a peça é muito usada para decorar quartos de meninas com estilo de princesa, criando um belíssimo efeito palaciano.

Dossel para berço

Bercinho protegido e bem decorado.

O dossel para berço que garante a proteção do bebê durante as noites de sono. Além de charmoso e delicado, ele se apresenta como uma opção perfeita para completar a decoração com estilo provençal.

Veja também: Decoração com estilo clássico

Top