Dormir mais ajuda a combater dores

Para ter uma boa noite de sono é recomendado que se durma pelo menos oito horas seguidas. Mas, quem aumenta essa quantidade de tempo…

Por Élida Santos em 05/12/2012

Para ter uma boa noite de sono é recomendado que se durma pelo menos oito horas seguidas. Mas, quem aumenta essa quantidade de tempo para 10 horas acaba sentindo menos dores, pois o corpo fica menos sensível a dor. Segundo dados do jornal Daily Mail, pesquisadores disseram que dormir quase 10 horas por noite é mais eficaz no tratamento de dores do que tomar codeína.

Leia mais sobre: Dormir Mais De 9 Horas Combate a Obesidade

Dormir bem ajuda a combater dores no corpo (Foto: Divulgação)

Estudo aponta melhora das dores de quem dorme mais

A pesquisa utilizou 18 pessoas, sem dores, que dormiram oito horas por quatro noites e quase 10 por mais quatro noites. Pesquisadores constataram que quando dormiam mais, elas ficavam mais alertas durante o dia. Além disso, tiveram menos sensibilidade à dor nos testes realizados. Uma das etapas do estudo consistia em deixar as pessoas com o dedo em uma fonte de calor.

Saiba mais sobre: Melhores posições para dormir bem

Quando essas pessoas dormiram mais conseguiram permanecer 25% mais tempo com o dedo exposto ao calor do que quando dormiram menos, o que enfatizou o benefício de uma noite bem dormida. Especialista em distúrbios do sono, Dr. Timothy Roehrs, declarou que os resultados sugerem a importância de um sono adequado no tratamento de dor crônica. “Ficamos surpreendidos pela redução da sensibilidade à dor, comparada com a de tomar codeína.”

Segundo pesquisa, quem dorme 10 horas por noite sente menos dor (Foto: Divulgação)

Mais benefícios de dormir bem

Quem dorme bem consegue manter o foco nas atividades diárias com maior facilidade. O corpo e a mente tem tempo suficiente para descansar e repor as energias, por isso, investir em um sono mais profundo é essencial para ser produtivo. Além disso, quem dorme mais tem a pele mais saudável e bonita, demorando mais para envelhecer. Veja abaixo alguns reflexos de se dormir bem ou mal:

– Dormir bem ajuda a manter a visão em dia;

– Dormir mal causa problemas sexuais;

– Quem dorme bem fica com a imunidade em alta;

– Quem dorme mal compromete os vasos sanguíneos periféricos, que irrigam a epiderme, por isso a pessoa fica com “cara de doente”;

– Para ter o metabolismo em dia é necessário dormir bem;

– Dormir mal pode causar aumento de açúcar no organismo, colesterol.

Top