Dormir bem Evita a Hipertensão, Veja mais

É difícil para as pessoas que moram em grandes centros urbanos conseguirem dormir bem. A agitação e a correria fazem com que o cérebro…

É difícil para as pessoas que moram em grandes centros urbanos conseguirem dormir bem. A agitação e a correria fazem com que o cérebro não consiga descansar como deveria e muitas pessoas procuram por medicamentos que as façam dormir.

Ter um dia estressante depois de passar uma noite ruim é uma combinação perfeita para aumentar a pressão arterial. Esse problema não escolhe idade, jovens com quinze anos já sofrem com pressão alta.

Um dos maiores colaboradores para alterar a pressão é a falta de atividades físicas e o consumo de comidas gordurosas e salgadas. Os jovens e adultos são fissurados em consumir fast food, esse tipo de alimento é rico em gorduras, por isso devem ser evitados. Mas quando consumidos com frequência, fazem mal a saúde e podem provocar hipertensão.

Se somados todos os fatores de risco à falta de sono, com certeza o cidadão que estiver dentro dessas referências tem grandes chances de desenvolver a hipertensão. Mas sempre há tempo de voltar atrás e corrigir os maus hábitos, para ter uma vida mais saudável, longe das doenças.

Por uma vida melhor

Dormir bem ajuda a evitar doenças como: pressão alta, falta de memória e estresse. Algumas dicas podem ajudar a dormir mais e melhor. Veja a seguir:

– Dormir em quarto escuro é muito melhor, pois é o escuro que faz com que o corpo produza melatonina, hormônio responsável pelo sono. Se o quarto estiver claro fica mais difícil de pegar no sono e a agitação toma conta.

– O sono é dividido em fases que são: o sono superficial e o sono profundo, mas é apenas no sono profundo que o corpo consegue recuperar as energias. Se houver barulhos no quarto, o cérebro fica em vigília e não consegue passar para a segunda fase, que é a de sono profundo.

Leia Também:  Cárie – Como Surge?

– Quando o quarto está muito quente e abafado, o metabolismo fica acelerado e diminui a qualidade do sono, por outro lado, se tiver muito frio, o corpo sofre tremores e contrações musculares durante a noite, dificultando o sono profundo. Por isso, é importante manter a temperatura controlada, nem muito frio, nem muito quente.

– O travesseiro é outro item muito importante para que o corpo possa relaxar e entrar em sono profundo. Por isso, ele deve ficar entre cinco e dez centímetros de altura proporcionando conforto para a coluna.

– Escolher o colchão adequado faz parte do conforto necessário para uma boa noite de sono, principalmente para pessoas que sofrem com problemas de coluna.

– Para que o sono venha, procure ler um livro, escutar música e relaxar sem se preocupar com o sono que não vem. Criar um ambiente propício e relaxante, estimula o sono.

– A pratica de exercícios físicos também ajudam o organismo a gastar energias, para que a noite possa relaxar e dormir com tranquilidade.

– A ingestão de alimentos leves á noite é fundamental para que possa dormir bem. Ter uma dieta equilibrada e ficar longe de estimulantes e energéticos, faz o corpo ficar mais leve e deixa o sono tranquilo.

Conclui-se que para ter uma vida mais saudável é preciso ter noites tranqüilas, fazer uma alimentação balanceada, praticar esportes ou atividades físicas. O organismo humano necessita de uma dose diária de atividades físicas, elas aliviam o stress, e ajudam para que a noite o corpo possa relaxar e dormir com tranqulidade, livrando o organismo da hipertensão.

Mas, em alguns casos é necessária uma ajuda profissional, para isso, é indicado consultar um médico que vai diagnosticar a ausência do sono e prescrever o tratamento mais indicado. Às vezes, apenas um tranquilizante pode resolver a questão do sono, por isso, nesses casos,  há necessidade de consultar um profissional.

Leia Também:  Sucos naturais: mitos e verdades

 

Top