Dormir bem ajuda emagrecer

Você sabia que dormir bem ajuda emagrecer? Pessoas que dormem mal ou dormem menos de 8h por noite tem maiores chances de engordar. Até mesmo dietas…

Por Redacao em 27/07/2014

Você sabia que dormir bem ajuda emagrecer? Pessoas que dormem mal ou dormem menos de 8h por noite tem maiores chances de engordar. Até mesmo dietas são prejudicadas com esse tipo de rotina. O sono desempenha diversos papéis importante na saúde inclusive regulação do peso. Dormir bem não só ajuda a emagrecer como também garante melhor qualidade de vida. Dormir demais (12h ou 13h seguidas) também pode apontar algum distúrbio respiratório, como apnéia ou ronco e, por isso,nem sempre deve ser encarado como saudável dormir demais.

Saiba qual o tipo de peeling ideal para você

Dormir bem ajuda emagrecer - Ter um hábito de sono saudável trás diversos benefícios além de emagrecer (Foto: Divulgação)

Dormir bem ajuda emagrecer

Dormir mal pode atrapalhar sua dieta ou até mesmo fazer você engordar. Pessoas que dormem menos de 5 horas por noite podem ter uma diminuição da sua taxa metabólica basal em até 36%. Isso significa que menos calorias são gastas quando se está em repouso e assim é mais difícil emagrecer mesmo fazendo dietas e exercício.

Confira: Atitudes que prolongam a vida

O cortisol, hormônio liberado em situações de stress, age mais intensamente em pessoas que dormem pouco. Para se manter acordado durante a noite, o nosso organismo passa por uma série de alterações. O corpo interpreta como se fosse uma ameaça, como se o homem primitivo ficar acordado a noite para enfrentar o perigo.

Muitas pessoas se concentram em dietas e exercícios mas não param para prestar atenção nas suas horas de sono (Foto: Divulgação)

A ghrelina, hormônio sintetizado no estômago, é responsável por regular o gasto calórico. Se usamos mais energia quando acordados,ela aumenta e aciona o alarme da fome. Se dormimos pouco há também uma queda da leptina, um neuromodulador produzido pelas células de gordura, que controla a saciedade. O resultado de tudo isso é mais fome e menos saciedade.

A recomendação é dormir de 7 a 8 horas por noite. Mas há pessoas que dormem menos que isso e se sentem bem, afinal cada pessoa tem um bioritmo diferente. O problema é a privação voluntária de sono, quando você deixa de dormir pra ver algum programa de tv, fazer trabalho extra levado para casa ou acordar mais cedo para evitar o trânsito.

O sono é tão importante quanto uma alimentação equilibrada e exercício físico. Dormir bem ajuda emagrecer e também garante melhor qualidade de vida. A privação de sono trás diversas consequências como acidentes no trabalho, stress, baixa resistência a infecções e além disso, têm relação com doenças como depressão, fibromialgia e obesidade.

 Remédios naturais para dormir bem

Valorize o seu sono para ter uma melhor qualidade de vida (Foto: Divulgação)

Existem diversos remédios naturais e receitas caseiras para dormir melhor. O bom e velho suco de maracujá pode ser o suficiente para você ter uma boa noite de sono. Você pode acrescentr mel para adoçar. O maracujá possui propriedades calmantes e ajudam o sistema nervoso a relaxar. É possível também optar pelo chá de maracujá para dormir, veja abaixo a receita:

Leia também: Morangos evitam ressecamento da pele 

Ingredientes:
1 colher (sopa) de folhas picadas das folhas do maracujá
1 xícara de água fervente

  • Adicione as folhas do maracujá à xícara de água fervente e tape. Deixe repousar até amornar, coe e beba a seguir.
  • Durante o dia, tome suco de maracujá e no fim da tarde, e durante a noite, tome o chá das folhas do maracujá morno.
Chá de erva-cidreira, lúpulo, capim limão e camomila também podem ser usados para ter uma noite tranquila.

Top