Dormir ajuda você preparar para concursos

Dormir ajuda você preparar para concursos

Dormir ajuda você preparar para concursos, você sabia? Ao contrário do que muitos concurseiros imaginam, ficar noites e mais noites acordado, estudando sem parar,…

Por Andre em 21/05/2015

Dormir ajuda você preparar para concursos, você sabia? Ao contrário do que muitos concurseiros imaginam, ficar noites e mais noites acordado, estudando sem parar, pode ser bastante prejudicial para a sua preparação.

Dormir ajuda você preparar para concursos (Foto Ilustrativa)

Na hora de se preparar para concursos públicos, vestibulares e outros processos seletivos, é comum que muitos candidatos passem várias noites em claro estudando, principalmente quando se aproxima a data da prova, acreditando que isso acelera o aprendizado.

No entanto, isso só traz mais cansaço e prejuízo para os candidatos, já que uma boa noite de sono é essencial para fixar, no cérebro, os conhecimentos adquiridos durante os estudos, ou seja, o sono é um dos maiores aliados dos concurseiros.

10 dicas para estudar para concurso público

Dormir ajuda você preparar para concursos

Uma boa noite de sono permite que você esteja muito mais disposto e preparado para estudar (Foto Ilustrativa)

Dormir bem é um dos primeiros passos para se preparar para concursos públicos. Um dos maiores aliados do aprendizado, o sono proporciona ao cérebro um momento para armazenar o que aprendemos ao longo do dia, além de ajudá-lo a descansar e a se preparar para novos aprendizados, possibilitando se concentrar melhor.

Além desses benefícios para o cérebro, uma boa noite de sono permite que você esteja descansado e bem disposto, ficando pronto para estudar no dia seguinte, sem sofrer com aquela vontade de dormir, que costuma aparecer nos momentos de estudo, se você dormiu pouco na noite passada.

Por outro lado, quem dorme pouco apresenta dificuldade de concentração, sonolência e problemas para memorizar informações (Foto Ilustrativa)

Aplicativo para melhorar o sono

Por esses e outros motivos, é fundamental respeitar o sono sempre, não só para se preparar bem para os mais diversos tipos de provas como no dia a dia, já que os benefícios do sono para a saúde, de uma forma geral, são enormes.

Já quem dorme pouco fica mais cansado, estressado, impaciente e mau humorado, além de apresentar dificuldade para se concentrar e para memorizar informações.

Dicas para ter uma boa noite de sono

Os benefícios do sono vão muito além da melhoria nos estudos (Foto Ilustrativa)

Há várias dicas para ter uma boa noite de sono, como:

  • Evitar exercícios físicos perto da hora de dormir.
  • Evitar cafeína, cigarro e álcool à noite.
  • Não vá dormir com fome (e nem se alimente demais à noite).
  • Esqueça os problemas ao se deitar.
  • O quarto deve estar escuro e silencioso.
  • Crie uma rotina para dormir

Melhores posições para dormir bem

Já para a noite anterior ao dia da prova do concurso, procure descansar bastante, assistindo a um filme de comédia, ouvindo músicas relaxantes e optando por uma alimentação leve. Assim, você irá dormir bem mais relaxado.

Top