Dor de cabeça em crianças: como tratar

É normal os pais ficarem incomodados diante de um filho que está se queixando de dor de cabeça. Porém, antes que o desespero os…

É normal os pais ficarem incomodados diante de um filho que está se queixando de dor de cabeça. Porém, antes que o desespero os atinja imaginando ser uma doença grave, como a meningite, é importante buscar a orientação de um especialista. Saiba mais sobre a dor de cabeça em crianças e como tratar.

Crianças com dor de cabeça, preferem ficar quietas, evitando as brincadeiras infantis. (Foto: divulgação)

Dor de cabeça X crianças

A dor de cabeça é um sintoma que demonstra que há algo errado com o organismo, da mesma forma que a febre. Segundo estudos, cerce de 1,5% das crianças com idade entre 12 e 14 anos podem sofrer com esse quadro álgico diariamente.  Em nosso país, esse dado vem aumentando, sendo que uma ultima pesquisa demonstrou que 90% das crianças apresentam dor de cabeça do tipo enxaqueca.

Saiba mais sobre a enxaqueca

A enxaqueca é um doença benigna e que tem grande fator genético envolvido. De forma geral, as mutações genéticas provocam alterações químicas no cérebro da criança, resultando na enxaqueca. Os pais são as primeiras pessoas que podem suspeitar do problema. Por isso, é importante que eles fiquem atentos quando a dor de cabeça surge de forma súbita, sem ter nenhum problema aparente envolvido, como por exemplo, a virose, um resfriado ou uma gripe.

Manifestações associadas à dor de cabeça

Em geral, quando a criança está na iminência da crise de dor de cabeça, ela costuma manifestar outra sinais associados, como por exemplo:

  • Parar de brincar, querendo permanecer somente deitada;
  • Reclamar ou fechar os olhos quando permanece em locais com muita luz ou barulho;
  • Apresentar náuseas e vômitos.

    Saiba como tratar a dor de cabeça das crianças. (Foto: divulgação)

Conhecendo mais sobre o problema

Diante de uma criança que apresenta dor de cabeça, é muito importante que os pais a encaminhem a um especialista, para identificar a origem do problema. É comum a criança ser encaminhada, inicialmente, para um oftalmologista, pois acreditam que a dor seja um indício de  um problema de visão.  Porém, é importante saber que esse quadro clínico é ocasionado por problemas oculares em apenas 1% dos casos. Outro dado importante é que a dor de cabeça causada por doenças graves, como tumor, aparece em menos de 1% das  que apresentam o sintoma.

Leia Também:  Tratamento caseiro para insônia

Tratamento para a dor de cabeça das crianças

De acordo com especialistas, existem diversas maneiras de tratar a dor de cabeça das crianças. Dependendo da gravidade do problema, o especialista pode indicar o uso de medicamentos ou não. No entanto, os pais podem ficar despreocupados, pois os remédios são bastante eficazes e seguros para os pequenos. Além disso, é importante que os pais ajudem as crianças a prevenir o problema, através da mudança da dieta dos pequenos e evitando a privação do sono, que são fatores de risco para o desenvolvimento do problema.

Os pais devem levar seus filhos a um atendimento especializado diante do sintoma de dor de cabeça. (Foto divulgação)

A dor de cabeça é um sintoma que pode afetar grande parte das crianças. É importante que, diante do problema, os pais busquem a orientação de um especialista para avaliar a origem do problema e dar início ao tratamento.

Top