Dor de apendicite: como identificar

Geralmente apresentada por uma dor intensa abdominal, apendicite é o nome dado à doença que caracteriza a inflamação do apêndice, sendo este um problema que demanda cuidados médicos cirúrgicos, pois existe o risco de infecção generalizada.

Entretanto, os sintomas da apendicite são de difícil reconhecimento, uma vez que podem ser confundidos com quaisquer outras dores possíveis. Por isso, para você que deseja saber mais, veja o que é e como identificar a inflamação no apêndice e tome as medidas que se fazem necessárias:

Veja como identificar se sua dor é apendicite (Foto: Divulgação)

Causas da apendicite

O apêndice começa a produzir um volume constante de muco, de forma que o acúmulo começa a causar a dilatação deste órgão. Na medida em que o apêndice fica maior, pode haver a compressão dos vasos sanguíneos, levando o tecido ao rompimento. Nos jovens o processo pode ocorrer a partir do aumento dos tecidos linfáticos, de forma que nos idosos o mesmo pode acontecer a partir de pedaços de fezes ressecadas no intestino.

Para todos os casos, é extremamente necessário procurar um médico, visto que sua solução é cirúrgica. Quando o apêndice fica obstruído e inflamado, as bactérias que vivem no seu interior conseguem atravessar a sua parede e alcançar a circulação sanguínea o que pode levar o indivíduo à morte.

O apêndice é um órgão frágil e pode facilmente ser danificado (Foto: Divulgação)

Dores de apendicite – como identificar?

Uma das mais marcantes características da apendicite é a dor abdominal muito forte do lado direito e próximo ao umbigo, mudando de lugares durante o dia. Com as semanas, a barriga se incha e por muitas vezes o paciente pode sofrer febre, vômitos e náuseas.

Por isso é muito importante identificar o seu problema pela raiz, antes que este assuma formas mais avançadas, como é o caso da apendicite aguda. Assim, caso note uma leve dor em torno do umbigo próximo ao quadrante direito do abdômen, recorra imediatamente a um médico de sua confiança para uma avaliação.

As dores de apendicite geralmente ocorrem em torno do umbigo e no quadrante direito do abdômen (Foto: Divulgação)

Por fim, lembre-se sempre de manter o seu intestino em bom funcionamento, ingerindo diariamente as fibras presentes nos grãos, frutas e leguminosas. Beba bastante líquido e faça também atividades físicas para evitar o surgimento da dor de apendicite e suas temíveis consequências.

Reply