Dois novos CASVc (Centros de Atendimento ao Solicitante de Visto) para os Estados Unidos, foram inaugurados hoje (7) na capital paulista. Está previsto ainda mais quatro inaugurações nas seguintes capitais: Rio de Janeiro, Brasília, Recife e Belo Horizonte. Em São Paulo, as unidades estão situadas nos bairros Vila Mariana, na Zona Sul e Alto de Pinheiros, Zona Oeste.
Os postos estarão abertos de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos domingos das 13h às 18h. Quando estiverem trabalhando com disposição total, as unidades terão capacidade para atender até 3.500 pessoas por dia.
Leia mais: Retirada do visto para EUA fica mais rápida e barata
Desde o dia 30 do mês passado, os requerimentos de vistos passaram a ser realizados em duas fases. A primeira, feita nas unidades fora dos consulados da embaixada, é para apresentação de documentos, foto e recolhimento de digitais.
A segunda fase, nos consulados e na embaixada, será para conferência com um vice-cônsul americano. É importante ressaltar que nem todos precisam passar pela segunda fase, já que, a maioria dos casos de renovação de vistos e negócios vencidos até quatro anos, não precisam ir aos consulados e embaixada.
O Departamento de Estado tem incluído este sistema em países onde a procura por vistos é muito ampla. Países como Argentina e México são alguns dos países com o sistema já em vigor. O Brasil, atualmente é o terceiro país que mais emite vistos para os Estados Unidos.