Doenças transmitidas por morcegos

Os morcegos fazem parte da cadeia alimentar e ajudam na manutenção do equilíbrio ambiental. Mas, por outro lado, todos os tipos de morcegos podem…

Por Editorial MDT em 14/09/2013

Os morcegos fazem parte da cadeia alimentar e ajudam na manutenção do equilíbrio ambiental. Mas, por outro lado, todos os tipos de morcegos podem transmitir doenças, o que pode ser algo muito maléfico ao ser humano. Mesmo sabendo que o índice de doenças que são transmitidas por esses mamíferos é pequeno, o perigo existe. Conheça as doenças transmitidas pelos morcegos.

Diante da mordida ou do contato com morcegos, busque a orientação de um especialista. (Foto: divulgação)

Doenças transmitidas pelos morcegos

Como foi anteriormente mencionado, os morcegos oferecem perigos à saúde do indivíduo. Isso por ser eles serem uma fonte na transmissão de diversas doenças. São elas:

  • Raiva

A raiva é uma infecção viral que atinge o sistema nervoso central. Ela resulta na inflamação do cérebro, podendo atingir a medula espinhal. Quando o indivíduo apresenta os sintomas, a doença pode ser fatal.

De acordo com dados gerais, mais de 30 mil pessoas morrem por ano, após contraírem a raiva. Para um indivíduo contrair a doença, é necessário que aconteça o contato com a saliva ou como sistema nervoso central do animal raivoso, através de uma ferida, por exemplo. Da mesma forma que outros mamíferos, os morcegos também contraem a raiva, em especial, os da classe dos hematófagos (se alimentam de sangue). É importante ressaltar que são poucos os casos de indivíduos que contraíram raiva através da mordida de morcegos, porém pode ocorrer. Eles costumam morder a vitima, durante o período noturno, em especial, enquanto a pessoa está dormindo.

A melhor forma de prevenir o problema é iluminar os locais próximos às residências, além de colocar telas e janelas para fechar as passagens. Caso existam morcegos alojados em algum cômodo, o indivíduo deve contatar o centro de zoonoses responsável da região para combater o problema.

Conheça as doenças que podem ser transmitidas pelos morcegos. (Foto: divulgação)

  • Histoplasmose

A hitoplasmoso é uma doença respiratória ocasionada pelo fungo histoplasma capsulatum. Ele está presente naturalmente, no solo e seu crescimento é favorecido por material orgânico como fezes de animal e de morcegos. Quando ocorre as fezes ressecam, partículas contendo poros do fungo, espalham-se no ar, como poeira. A infecção ocorre quando as pessoas inalam essas partículas, ocorrendo o desenvolvimento da doença. Para prevenir o problema, as pessoas devem realizar a limpeza das fezes dos pássaros ou dos morcegos com o uso de mascaras respiratórias capazes de filtrar as partículas.

  • Salmonelose

É uma doença infecciosa ocasionada por microorganismos do gênero Salmonella. Essas bactérias estão presentes no intestino do homem e dos animais. O indivíduo que adquire o problema desenvolve febre e distúrbios intestinais. Para prevenir o problema é ideal lavar bem as mãos e cuidar da higiene dos alimentos.

O morcego pode ocasionar problemas respiratórios. (Foto: divulgação)

Os morcegos são animais aparentemente inofensivos, mas que transmitem diversas patologias. Após conhecer alguns exemplos das doenças transmitidas pelos morcegos, é importante contatar o serviço de zoonoses caso exista morcegos próximos a sua residência.

Top