Doenças transmitidas pelo beijo: quais são

Quem não gosta de beijar? Beijar é muito bom, principalmente quando é um paquera do colégio ou da festa. Todavia, antes de sair distribuindo…

Quem não gosta de beijar? Beijar é muito bom, principalmente quando é um paquera do colégio ou da festa. Todavia, antes de sair distribuindo beijos, é preciso saber que, este não é um carinho assim tão livre de implicações. Em apenas um beijo, duas pessoas trocam cerca de 250 bactérias e podem adquirir ou transmitir doenças como a gripe, herpes e meningite. A seguir, saiba quais são as doenças transmitidas pelo beijo e proteja-se.

Doenças transmitidas pelo beijo

Em apenas um beijo, duas pessoas podem transmitir doenças como a gripe, herpes e meningite (Foto Divulgação)

Gripe: Assim como a comum a gripe suína, caso mais grave, pode ser transmitida pelo beijo. O vírus que apareceu em 2009 continua fazendo novos casos. Se por um simples espirro a doença pode ser transmitida, imagina por um beijo.

Leia mais: Saiba mais sobre a doença do beijo

Os sintomas são semelhantes ao da gripe comum: Febre, coriza, dores pelo corpo. O ideal é ficar atento. Mesmo no verão a recomendação continua: higienize as mãos com água e sabão e em seguida com álcool.

Meningite: Segundos pesquisa realizada na Austrália, beijar diversas pessoas aumenta quadriplica a chance de pegar meningite meningocócica. A definição de “diversas” significa em média sete pessoas em duas semanas. A transmissão da doença preocupa, já que possui uma evolução rápida e pode ser fatal. Os sintomas usuais são febre, dor de cabeça, vômitos e diarreia.

Outras doenças

A gripe é outra doença que pode ser transmitida pelo beijo. (Foto Divulgação)

Mononucleose: É a chamada “doença do beijo”. Como nem sempre o indivíduo sabe que possui a doença, já que ela pode ser assintomática, ela acaba transmitindo a doença para outras pessoas. Nos quadros em que há sintomas, os mais recorrentes são dor de garganta, fadiga, tosse e inchaço dos gânglios. É importante ressaltar que a doença não tem cura.

Leia Também:  Calça jeans: como escolher de acordo com a ocasião

Veja também: Doenças transmitidas pela saliva

Herpes: Mesmo que no momento a pessoa não tenha sinais da doença, ela pode ter o vírus causador do problema e transmiti-lo. Embora haja alguns métodos para prolongar sua aparição, não existe uma cura para a doença. Ela pode aparecer como uma ferida na boca ou inclusive em outras partes do corpo.

Beijar diversas pessoas aumenta quadriplica a chance de pegar meningite meningocócica. (Foto Divulgação)

Carie: A carie pode ser transmitida através do beijo. Para evitar contrair bactéria alheia, atente-se à escovação e sempre use fio dental diariamente. Fortalecendo a imunidade bucal as bactérias não encontrarão um local adequado para o desenvolvimento.

Confira ainda: Aprenda como cuidar da sua boca e ficar livre de doenças

Cuidando da higiene bucal, evitando excessos e fugindo de aglomerações é possível evitar muitas doenças. Beijar é saudável, desde que alguns cuidados sejam tomados.

Top