Doenças típicas do outono

O outono é uma das estações mais frias do ano. Durante esse período, é muito comum as pessoas ficarem aglomeradas e em lugares fechados,…

O outono é uma das estações mais frias do ano. Durante esse período, é muito comum as pessoas ficarem aglomeradas e em lugares fechados, o que facilita a disseminação de algumas doenças transmitidas pelo ar. Conheça abaixo quais são as doenças típicas do outono.

Conheça as doenças mais comuns da primavera. 

A gripe e o resfriado são as doenças mais comuns do outono. (Foto: divulgação)

 

Fatores predisponentes ao aparecimento das doenças

Os indivíduos estão suscetíveis à problemas de saúde, em qualquer época do ano. No entanto, devido as características do outono, como baixas temperaturas, baixa umidade e aumento do nível de poluição, os casos de doenças respiratórias, podendo ser de origem infecciosa ou alérgica, pode aumentar.

Saiba quais são as doenças mais comuns do outono

De forma geral, as doenças mais comuns do outono, são as infecções respiratórias. Entre elas, podemos citar o resfriado e a gripe.  Apesar de serem comumente utilizadas como sinônimos, elas possuem características especiais.

A gripe é uma patologia ocasionada por um vírus, por isso é altamente contagiosa, podendo ser transmitida pela tosse, pela fala ou pelo espirro. Já o resfriado, é uma infecção ocasionada por um rinovírus, sendo que suas manifestações costumam ser coriza, mal-estar e dor no corpo.  Para diferenciar a patologia, é ideal que o indivíduo busque a orientação de um especialista para que receba o tratamento ideal, em cada caso.

Exemplos de doenças mais comuns no outono. (Foto: divulgação)

Compreenda as complicações envolvidas com as patologias do outono

De forma geral, as infecções virais são vistas como a porta de entrada para outras doenças, potencialmente fatais. Isso ocorre, porque elas afetam a imunidade (defesa) do organismo, deixando-o debilitado. Entre as diversas complicações das doenças do outono, a pneumonia é o quadro mais grave e preocupante. O grupo que possui mais chances em desenvolver as complicações, é formado pelos extremos das idades, ou seja, crianças e adultos. Além deles, podemos citar os portadores de doenças crônicas, os diabéticos, as gestantes, os profissionais da saúde e os portadores do HIV.

Continuar Lendo  20 de março: Início do outono

Outras patologias relacionadas ao outono

Existem outros tipos de doenças que podem incomodar os indivíduos durante o outono. Entre elas, podemos citar:

  • Otite;
  • Bronquite;
  • Asma;
  • Sinusite;
  • Rinite;
  • Conjuntivite;
  • Diarreia.

Para prevenir qualquer tipo de complicação ou problema futuro, é ideal que o indivíduo busque a orientação de um especialista, antes de praticar a automedicação.

Diante de qualquer sinal ou sintoma de patologias do outono, é ideal buscar a orientação de um especialista, (Foto: divulgação)

O outono é uma das estações mais propensas ao aparecimento de doenças respiratórias. Entre elas, as mais comuns, estão o resfriado e a gripe, que necessitam de tratamentos adequados, de modo a evitar qualquer consequência futura. Assim, diante de qualquer sinal ou sintoma sugestivo de alguma patologia do outono, é ideal buscar a orientação de um especialista.

Saiba quais são as doenças mais comuns do inverno. 

Top