Doenças que se manifestam nas unhas

As unhas podem dar sinais de que há algo de errado com o nosso organismo. Assim, é muito importante procurar a orientação de um…

As unhas podem dar sinais de que há algo de errado com o nosso organismo. Assim, é muito importante procurar a orientação de um especialista diante de alterações como unhas quebradiças, amareladas ou com estrias. Tendo isso em vista, separamos algumas informações sobre as doenças que se manifestam nas unhas.

Saiba como resolver o problema das unhas amareladas.

As unhas podem mostrar sinais de que o corpo está com problema. (Foto: divulgação)

Saiba mais sobre as alterações nas unhas

Algumas doenças podem dar sinais através das alterações das unhas. Devido a isso, conheça abaixo quais alterações das unhas podem ser sugestivas de que o indivíduo está com algum problema de saúde.

  • Unhas esbranquiçadas – essa alteração pode estar relacionada a algum distúrbio hepático, por exemplo a hepatite;
  • Unhas pálidas – em geral, esse sinal está diretamente relacionado com a anemia;
  • Unhas que apresentam pequenos furos ou ondulações na superfície – essas alterações podem surgir em problemas como a psoríase, poliartrite e, até mesmo, em doenças cardíacas ou pulmonares;
  • Unhas amareladas – essa alteração pode estar relacionada à problemas pulmonares como o enfisema ou  quando o indivíduo é portador de diabetes;
  • Unhas vermelhas – essa alteração está diretamente relacionada à problemas cardíacos;
  • Unhas quebradiças – em geral, pessoas que apresentam problemas da tireoide, em especial, o hipotireoidismo, anemia ou psoríase podem apresentar essa alteração nas unhas;
  • Unhas com linhas pretas na superfície – diante dessa alteração, é extremamente importante que o indivíduo busque a orientação de um especialista, Isso porque essa alteração pode ser sugestiva de um tipo de câncer.

    Diante de alterações nas unhas, é ideal buscar a orientação de um especialista. (Foto: divulgação)

Buscando orientação médica

É necessário ressaltar que o profissional, diante de alterações das unhas e caso suspeite de algum possível problema, levará em consideração todos os sinais apresentados pelo paciente. Ou seja, para que ele consiga chegar a um diagnóstico, o  médico examinará o paciente por completo, assim como solicitará exames que ajudarão no diagnóstico da doença. Por isso, é muito importante que, diante de qualquer problema nas unhas, é ideal buscar a orientação de um especialista.

Leia Também:  Shorts Jeans - Modelos Verão 2013

Conhecendo mais sobre as micoses das unhas

Como foi anteriormente demonstrado, algumas alterações nas unhas podem colaborar com a suspeição de algum problema de saúde. No entanto, em alguns casos, essas alterações podem ser sinais de uma infecção que acomete apenas essa parte do corpo, ou seja, ser uma micose. Assim, um indivíduo deve suspeitar de infecção nas unhas quando observar alguma varação da cor ou da textura das mesmas e, posteriormente, buscar a orientação de um especialista.

Conheça as doenças que podem se manifestar nas unhas. (Foto: divulgação)

As unhas fazem parte do corpo e, por isso, em alguns casos ela pode dar sinais de que há algo de errado com o organismo. Após conhecer alguns exemplos de doenças que se manifestam nas unhas e diante dessa alterações, é ideal buscar a orientação de um especialista, de modo a evitar futuras consequências.

Saiba mais sobre as unhas decoradas Carnaval 2013.

Top