Doenças que são transmitidas por ratos

PUBLICIDADE

A leptospirose é uma doença que pode ser transmitida pela urina dos ratos. Ela é apenas uma das diversas patologias que podem ser transmitidas pelos roedores. Saiba mais sobre o assunto e veja algumas doenças que podem ser transmitidas por ratos.

Os ratos podem transmitir várias doenças. (Foto: divulgação)

Ratos podem ser perigosos

É muito comum as pessoas fazerem uma limpeza na casa e descobrirem que esse lugar esta infestado de ratos. Os sacos de comidas aparecem furados e vazios, livros roídos e as embalagens de eletrodomésticos estão destruídos. A presença desses animais é horrível, mais não é motivo para desespero. Afinal, existem várias formas de combater esse roedor.

A maior preocupação relacionada aos ratos está na transmissão de doenças que esse roedor pode causar. Os ratos contaminados podem ser tornar um perigo para a família e por isso deve ser combatido o mais rápido possível.

PUBLICIDADE
A leptospirose é transmitida pelo rato. (Foto: divulgação)

Doenças transmitidas por ratos

1. Leptospirose: essa doença pode ser causada por bactérias que ficam alojadas nos rins dos roedores. Por isso, elas acabam sendo transmitidas pela urina dos mesmos. Elas penetram através da mucosa e de algum machucado presente na pele. Quando acontecem as enchentes, os casos de leptospirose aumentam. O tratamento deve ser feito com antibióticos, porém se a doença não for descoberta a tempo pode levar à morte.

2. Peste bubônica ou negra: trata-se de uma das doenças mais antigas que se tem registrado. Ela pode ser transmitida pela pulga do rato de telhado e até hoje mata muitas pessoas em todo o mundo. Assim como a leptospirose, a peste bubônica também deve ser tratada com antibióticos.

3. Hantavirose: transmitida pela saliva e urina dos ratos, essa virose pode ser mortal se não for tratada. Não existe tratamento específico, são tratadas somente as infecções causadas por ela.

4. Tifo murinho: transmitida pela pulga do rato de telhado e o tratamento deve ser feito com antibióticos.

5. Febre da mordida do rato: é transmitida pela mordida do roedor infectado. Pode ser passada também pela ingestão de alimentos contaminados com a saliva do rato. Provoca febre, dores musculares e vômitos, além de poder evoluir para pneumonias e até infartos.

6. Alergias e sarnas: o contato com o pelo dos roedores pode causar sarnas e alergias na pele humana.

PUBLICIDADE
Os ratos devem ser combatidos para prevenir doenças. (Foto: divulgação)

Os ratos são animais que muitas vezes parecem inofensivos. Entretanto, várias doenças são transmitidas por ratos e podem trazer sérios problemas para os indivíduos infectados. O ideal é prevenir as doenças eliminando os ratos da sua casa e outros ambientes de contato com o mesmo.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.