Doenças que o ômega 3 ajuda a prevenir

O ácido graxo ômega 3 é essencial para nosso organismo, porém ele não é produzido pelo corpo humano. Essa substância precisa estar presente na nossa alimentação para…

O ácido graxo ômega 3 é essencial para nosso organismo, porém ele não é produzido pelo corpo humano. Essa substância precisa estar presente na nossa alimentação para nos mantermos saudáveis. Além de atuar em diversas funções do nosso organismo, o ômega 3 também ajuda a prevenir doenças. Saiba mais sobre o assunto e veja as doenças que o ômega 3 ajuda a prevenir.

O ômega 3 pode ser encontrado nos peixes. (Foto: divulgação)

Ômega 3 e saúde

Há muito tempo o ômega 3 é conhecido por desempenhar uma função protetora ao coração. Esse ácido graxo atua na redução da absorção de colesterol LDL e faz com que o HDL apareça em maiores quantidades. Dessa forma, previne a obstrução arterial e o surgimento de doenças cardiovasculares.

A novidade é que as pesquisas realizadas nos últimos anos tem mostrado que os benefícios do ômega 3 vão além da prevenção de doenças no coração. É cada vez mais notória a importância dessa substância na dieta através da ingestão de alimentos ricos nesse nutriente, como peixes, óleos vegetais, vegetais de folha escura, cerais integrais como linhaça e chia.

O ômega 3 atua na prevenção de várias doenças. (Foto: divulgação)

Veja também ômega 3 encontrado em peixes 

Doenças que o ômega 3 ajuda a prevenir

1. Câncer de pele: segundo pesquisas feitas pela Universidade de Manchester (Grã Bretanha), o ômega 3 presente nos alimentos atua no fortalecimento do sistema imunológico, tornando-o mais resistente a luz solar e protegendo-o contra o câncer de pele.

2. Doenças de memória: vários benefícios estão associados ao ômega 3 e saúde. Dentre eles o efeito protetor da memória, atuando na prevenção de doenças como Alzheimer e outras.

3. Obesidade: o ômega 3 é um grande aliado da prevenção de obesidade. Ele atua gerando sensação de saciedade e impedindo que o indivíduo sinta fome. Uma porção de sardinha já supre essa necessidade.

4. Colesterol: o ômega 3 atua na diminuição dos níveis de LDL (colesterol ruim) e aumenta o HDL (colesterol bom), controlando assim o colesterol e evitando seus fatores associados.

5. Pressão alta: já que ele atua na boa circulação do sangue, o ômega 3 ajuda a melhorar a pressão arterial e também previne doenças cardiovasculares.

6. Diabetes: o ácido graxo ômega 3 melhora a ação da insulina prevenindo e também tratando o diabetes.

7. AVC: ele atua na proteção da parede das artérias e veias, prevenindo os aneurismas e o acidente vascular cerebral.

Aposte no consumo de alimentos ricos em ômega 3. (Foto: divulgação)

Veja também ômega 3, tabela de alimentos 

Os ácidos graxos ômega 3 são conhecidos por serem nutrientes essenciais da membrana externa das células cerebrais. É através dessa membrana que todos os sinais nervosos funcionam. Além disso, o ômega 3 atua na prevenção de várias doenças como cardiovasculares, câncer, obesidade e outras. Aposte no consumo de alimentos ricos em ômega 3 e proteja a sua saúde.


Top