Doenças que mais atingem pessoas com HIV

Editorial MDT 08/06/2012 Bem Estar

Os portadores de HIV podem apresentar doenças cerebrais.

Já é sabido que pessoas portadoras de HIV possuem maior propensão a desenvolver certos tipos de doenças. Para que você conheça quais são as mais comuns entre elas, separamos algumas dicas. Acompanhe.

Leia também: 1 de Dezembro – dia da prevenção a AIDS.

  • Candidíase e Herpes

A candidíase é uma infecção ocasionada por um fungo, já a Herpes é manifestada por um vírus. Ambas podem atingir a boca e os órgãos genitais, porém só o segundo pode dar lesões de pele. As duas patologias podem acometer a população em geral, mas possuem maior incidência e prevalência entra os portadores de HIV.

  • Tuberculose

A tuberculose é uma das maiores responsáveis pela morte de pacientes portadores da AIDS. Uma curiosidade sobre a doença é que uma grande parcela da população é portadora da doença, porém apenas uma parte dela desenvolverá a patologia. Sendo que entre os indivíduos portadores de HIV, o número é 30 vezes maior.

  • Sarcoma de Kaposi

O Sarcoma de Kaposi é um tipo de câncer muito comum entre os indivíduos portadores de HIV. A principal manifestação da doença é ocasionar manchas avermelhadas ou roxas na pele. Porém, em estágio mais avançado pode afetar a boca, o sistema linfático, o trato gastrointestinal e os pulmões, sendo em alguns casos, fatal!

As pneumonias são a principal causa de morte dos portadores de HIV.

  • Pneumonia

Sem dúvidas nenhuma, a pneumonia é uma das maiores causas de morte entre os portadores de HIV. Como muita gente já sabe, ela acomete os pulmões e pode ser de origem diversa, desde bacteriana, até fúngica.

  • Infecções cerebrais

Os pacientes portadores de HIV, comumente são acometidos por problemas cerebrais. Uma delas é a toxoplasmose, sendo manifestada por um parasita que é encontrado em carnes de animais que não foram devidamente tratadas. A outra doença é de origem bacteriana que manifesta meningite, podendo levar o indivíduo à morte.

  • Risco de cegueira – citamegalovirose

A citomegalovirose é ocasionada por um vírus da família do Herpes. Nos indivíduos portadores de HIV, ela ocasiona a morte das células da retina, resultando na cegueira. Além disso, ela também pode atingir outras partes do corpo, principalmente o sistema linfático.

Conheça também: Entenda como funciona a nova vacina contra a AIDS .

Tosse por mais de 3 semanas consecutivas pode ser sinal de tuberculose

Como foi percebido, são muitas as doenças que os indivíduos portadores de HIV podem apresentar. No entanto, algumas delas fazem parte do ambiente comum da nossa população, o que torna alarmante a situação.

Leia também: Famosos que foram vencidos pela AIDS .

Outros artigos

Laser de Rubi Remove Tatuagens e Manchas

23/10/2009

Laser de Rubi Remove Tatuagens e Manchas

No começo é aquela grande empolgação: quero fazer uma tatoo. A dúvida é apenas qual desenho fazer e onde colocar a novidade, se no ombro, nas costas, na perna,...

Curso de Informática Básica Grátis

28/07/2015

Curso de Informática Básica Grátis

O Curso de Informática Básica Grátis é uma excelente opção para quem deseja aprender os fundamentos básicos de computação. Leia a matéria e confira algumas dicas de ...

Receita de Empanadas Argentinas

09/04/2014

Receita de Empanadas Argentinas

As empanadas argentinas são muito famosas. Em qualquer lugar do país, sempre há bares e restaurantes que as oferecem, já que se trata de uma receita tradicional, por...