Doenças Comuns no Inverno

A estação mais fria do ano está chegando, e já avisa mandando dias chuvosos e terrivelmente gelados a algumas regiões do país. Durante está…

Por Redacao em 01/04/2011

A estação mais fria do ano está chegando, e já avisa mandando dias chuvosos e terrivelmente gelados a algumas regiões do país. Durante está estação surgem os chamados males ou doenças comuns no inverno que atacam sem piedade crianças e adultos desprevenidos. A maioria das doenças da época são as viróticas, que são transmitidas facilmente através de contato ou mesmo por gotículas de saliva, ou seja, você não está totalmente protegido contra essas doenças se seu trabalho ou atividades de lazer implicam no convívio com outras pessoas, que podem conter estas moléstias sem a principio nem sequer notar. Conheça agora os principais males que afligem a população durante a época mais fria do ano.

A principal doença de inverno é a gripe, uma infecção causada pelos vírus influenza, que sofrem mutação, e podem chegar a formas mais graves da doença. A gripe é considerada altamente contagiosa e pode causar dores de garganta, entupimento das vias aéreas, dor muscular e dores de cabeça, coriza, febre alta, calafrios, espirros, fraqueza e tosse seca. A transmissão ocorre pelo ar, através de gotículas de saliva e até mesmo indiretamente através do contato com mãos ou com objetos contaminados. No entanto não devemos confundir os sintomas da gripe com os do resfriado, que é uma infecção muito mais leve do nariz e da garganta, causada por outros tipos de vírus. Não existe um tratamento contra o vírus causador do resfriado, os remédios receitados pelos médicos têm apenas o intuito de aliviar os sintomas, até que o organismo se recupere naturalmente.

A pneumonia, outra doença comum da época do inverno, consiste em uma infecção aguda dos pulmões, causada por fungos, bactérias ou vírus. A doença geralmente atinge organismos com imunidade mais baixa, e pode surgir após a bronquite ou após uma gripe muito forte. A bronquite é uma inflamação nos brônquios que impede a chegada de ar nos pulmões, e que pode ser causada por vírus ou bactérias. A doença é agravada pelo fumo ou pelo contato com fumantes.

Para evitar essas moléstias alguns cuidados são essenciais, como lavar bem as mãos e com frequência, beber muito líquido, evitar fumar e entrar em contato com fumantes, secar as roupas ao sol, tomar as vacinas indicadas para prevenir tais doenças e manter portas e janelas abertas em ambientes com grandes aglomerações de pessoas.

Top