Doenças causadas por bactérias

As doenças assustam muito as pessoas, pois ninguém que ficar doente. Uma das formas de transmissão de doenças é através das bactérias. Quando se ouve falar em surtos de doenças, logo todos querem se proteger através de vacinas e tratamentos alternativos para evitar o contágio. Mas você sabe o que são bactérias e como elas são transmitidas entre pessoas e animais?

Leia o artigo e descubra mais sobre as bactérias e doenças que são causadas por elas.

Existem muitas doenças causadas por bactérias (Foto: Divulgação)

Doenças causadas por bactérias

As bactérias são grandes transmissoras de doenças, muitas delas conhecidas por nós desde a infância e são controladas por vacinas. Veja algumas delas:

Tuberculose – o bacilo de Koch (Mycobacterium tuberculosis) é o responsável pela tuberculose, atacando os pulmões.

Lepra ou hanseníase – o bacilo de Hansen (Mycobacterium leprae) transmite a tuberculose e causa lesões na pele e nas mucosas.

Difteria – uma doença, na maioria dos casos fatal causada pelo bacilo diftérico, as crianças são as maiores vítimas.

Coqueluche – as crianças são as mais sensíveis a doença, produzindo uma tosse seca característica, causada pela bactéria Bordetela pertussis.

Tétano – o bacilo do tétano (Clostridium tetani) responsável pela tuberculose, pode penetrar no organismo através de ferimentos na pele ou também através cordão umbilical do recém-nascido quando o mesmo é cortado por instrumentos que não são esterilizados.

Gonorreia ou blenorragia – a doença é causada pela bactéria Gonococo (Neisseria gonorrheage) sua transmissão ocorre através do contato sexual.

Sífilis – a bactéria Treponema pallidium é a responsável pela doença e sua transmissão também se dá através do ato sexual.

Meningite meningocócita – transmitida pelo meningococo, e é uma infecção nas glândulas meninges.

A Tuberculose é uma doença causada por bactéria e ataca os pulmões (Foto: Divulgação)

Como ocorre a transmissão das doenças bacterianas

As bactérias transmissoras de doenças são muito sensíveis aos antibióticos, sendo esses o melhor tratamento para as doenças, porém o uso só é permitido mediante prescrição médica. A transmissão das doenças bacterianas ocorrem através de gotículas de saliva, como no caso da tuberculose, coqueluche, difteria, lepra. Também ocorre através do contato de alimentos ou objetos que estejam contaminados, como o tétano, a disenteria bacilar, o tracoma, entre outras. Outra forma de contagio das doenças bacterianas é através do ato sexual, como nos casos de sífilis e gonorreia.

O tratamento mais comum para essas doenças é através de antibióticos (Foto: Divulgação)

Tratamento das doenças bacterianas

Como já foi dito acima o tratamento para as doenças bacterianas é o antibiótico, pois ele mata as bactérias que estão causando os sintomas no organismo. Mas é preciso ir ao médico para que ele possa detectar o tipo de bactéria que o paciente está contaminado e só então prescrever o tratamento adequado fazendo uso do antibiótico certo.

Previna-se contra as doenças causadas por bactérias com cuidados simples, como lavar as mãos (Foto: Divulgação)

Automedicação é perigoso e pode levar à morte

Muitas pessoas quando adoecem costumam se automedicar e às vezes tomam anti-inflamatórios por conta própria, o que pode ser muito perigoso, pois o mesmo mascara a doença e pode piorar o quadro infeccioso bacteriano. Por isso, se você é dessas pessoas que costuma não ir à médicos e fazer tratamento por conta própria, saiba que você pode estar prejudicando ainda mais sua saúde. No caso de doença vá ao médico, pois ele saberá qual o melhor tratamento para você.

Reply