Documentos para pedir empréstimo: quais são

Documentos para pedir empréstimo: quais são

Pedir um empréstimo nem sempre é uma tarefa fácil. As pessoas são submetidas a uma análise detalhada que leva em consideração o seu histórico…

Por Élida Santos em 12/06/2013

Pedir um empréstimo nem sempre é uma tarefa fácil. As pessoas são submetidas a uma análise detalhada que leva em consideração o seu histórico como pagador. Por isso, é necessário sempre manter as contas em dia, para em casos de urgências conseguir recorrer a aos bancos e solicitar um empréstimo. Quais são os documentos necessários na hora de pedir um empréstimo? Essa á a principal dúvida de quem quer recorrer a essa ajudinha. Para responder essa pergunta separamos algumas informações a seguir.

Para conseguir um empréstimo em banco é necessário levar a documentação solicitada (Foto: Divulgação)

Documentos necessário para pedir empréstimo

Se o empréstimo for para pessoa física você precisa apresentar RG, CPF, comprovante de endereço e renda. Sempre é bom levar os originais e uma cópia de cada. O banco vai avaliar se você tem está dentro das regras da instituição e irá conceder um percentual em dinheiro emprestado.  Algumas instituições financeiras não emprestam recursos para quem está com nome nos órgãos de proteção ao crédito: Serasa e SPC. A documentação para pedir empréstimo serve também para abertura de contas em bancos.

O CPF é um dos documentos que você precisa para pedir empréstimo (Foto: Divulgação)

Cuidados ao pedir empréstimo

Muitas pessoas acabam sendo vítimas de golpes ao solicitar empréstimo pessoal em locais desconhecidos do grande público. Sempre que você for abordado na rua por pessoas e até ver anúncios de empréstimos com muitas facilidades, desconfie se não for de um banco com nome e garantias de mercado. Fora isso, não adiante dinheiro para receber uma quantia ainda maior como empréstimo, pois isso claramente é um golpe.

Quando procurar um banco com renome no mercado você deve ficar atento com relação as taxas de juros, que variam muito de acordo com o empréstimo solicitado. O consignado sempre tem uma taxa menor, mas o valor é abatido do seu salário e não é aconselhável comprometer mais que 30% da sua renda com gastos mensais. Somente assim você vai conseguir ter vantagens com o empréstimo que pegou e até investir em algo para aumentar a sua rentabilidade.

Top